Novos mainframes do Selic entram em operação
Substituição dos computadores de alto desempenho tem o objetivo de manter a eficiência operacional do sistemaEntraram em operação esta semana os novos computadores de alto desempenho (mainframes) do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). A substituição, que faz parte do convênio entre o Banco Central e a ANBIMA, é realizada a cada cinco anos com o objetivo de manter a eficiência operacional do sistema e entregar um desempenho ainda melhor no processamento dos dados. “Temos o compromisso de dispor de equipamentos que garantam o atendimento pelo fornecedor, além de assegurar que o parque tecnológico acompanhe as constantes evoluções tanto de componentes quanto de softwares”, explica Francisco Vidinha, nosso superintendente do Selic.
O projeto foi executado em sete meses e envolveu um planejamento rigoroso, incluindo desde o levantamento de requisitos de infraestrutura até a migração dos ambientes para os equipamentos recém adquiridos. Para que a substituição fosse realizada com o menor impacto possível para as instituições participantes do Selic, foram feitas ações de preparação em horários diversos, conciliando as regras de governança dos centros de processamentos de dados e do Selic. A troca dos equipamentos aconteceu durante os feriados de Carnaval, de forma a aproveitar um período em que o ambiente estivesse parado, trazendo mais segurança para a operação.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é o sistema responsável pelo registro e liquidação de negócios com títulos públicos federais do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do Banco Central, com apoio da ANBIMA, há mais de 40 anos.