Nota
A ANBIMA reconhece o pioneirismo e parabeniza a CVM pela divulgação da Resolução 193 que permitirá o reporte voluntário de informações financeiras de sustentabilidade pelas companhias abertas, fundos de investimento e securitizadoras.
A padronização de dados, métricas e conteúdos é essencial para o avanço da agenda ESG (ambiental, social e de governança) no país, uma vez que fomenta a transparência e possibilita a comparabilidade de diferentes produtos pelos investidores.
Com a resolução, o Brasil se torna o primeiro país a avançar na adoção de regras de reporte de sustentabilidade, seguindo os padrões internacionais do ISSB (Internacional Sustainability Standards Board).
A associação participou da consulta pública internacional sobre as regras em 2022 e agora analisará o conteúdo da resolução junto ao mercado. Estamos certos de que contaremos com o diálogo aberto que pauta nosso relacionamento com a CVM para esclarecer quaisquer dúvidas dos players.
A nova norma faz parte do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis da CVM para 2023-2024, que conta com metas, objetivos e prazos de cumprimento baseados nas diretrizes da Política de Finanças Sustentáveis.