Instituições esclarecem dúvidas sobre o SSM
Equipe de Supervisão de Mercados apresentou o sistema em evento online
Mais de 260 pessoas assistiram ao webinar sobre o SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), realizado na última quarta-feira, 17. O sistema, que já está em operação para as instituições associadas, é um ambiente para troca de informações entre a Supervisão de Mercados da ANBIMA e as instituições participantes da autorregulação.
“O objetivo do SSM é aprimorar o relacionamento com as instituições, uma das metas do planejamento estratégico da ANBIMA, e centralizar toda a comunicação que temos com o mercado,” explicou Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados. Segundo ele, o SSM melhora processos da autorregulação também, ao garantir um ambiente seguro e controlado e ao oferecer um histórico das informações trocadas com a ANBIMA para as instituições. “Além do controle, esses dados são importantes para ajudar as instituições inclusive em suas auditorias internas.”
A implementação do SSM começou em maio com a divulgação para as instituições associados. “O primeiro passo foi orientar os associados a fazerem as configurações tecnológicas para acessar o sistema pela RTM (Rede de Telecomunicações do Mercado),” explica Soraia Barros, gerente que lidera este projeto. Desde maio, as instituições associadas têm cadastrado os usuários e, a partir de julho, passarão a se relacionar com a Supervisão de Mercados pelo sistema.
Em julho começa também a implementação do SSM para as instituições que participam da autorregulação, mas que não são associadas à ANBIMA. “A expectativa é que todas as instituições estejam tramitando todas as suas informações pelo SSM até dezembro,” diz Soraia. A partir de julho, essas instituições começarão a receber as orientações para adaptações tecnológicas e cadastro dos usuários.
O SSM conta hoje com quatro módulos: cadastro de usuários; envio periódico de informações; solicitação de informações; e pendências. Durante o evento, a equipe de Supervisão de Mercados detalhou a navegação de cada um deles, esclarecendo os principais questionamentos sobre cada uma das páginas.
Em 2016, seguindo um processo contínuo de ampliação e melhorias, o SSM também será utilizado para os processos de adesão e associação, supervisão periódica, além de contar com uma área exclusiva para os membros das Comissões de Acompanhamento e Conselhos de Regulação e Melhores Práticas.