ICSA aborda mercado internacional de títulos, sustentabilidade e inovação em conferência anual
ANBIMA conta com cadeira na diretoria do Conselho, nomeada em assembleia para mandato de dois anosA evolução recente do mercado internacional de títulos, sustentabilidade, avanços em finanças alternativas, evolução recente das infraestruturas de mercado e alternativas e desafios previdenciários pautaram a 36ª Conferência Internacional do Conselho Internacional das Associações de Mercados de Capitais (ICSA, na sigla em inglês), entre 18 e 20 de junho, em Seul, na Coreia.
Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, participou do painel sobre sustentabilidade ao lado de representantes da Coreia, União Europeia, França, Japão e Índia (ver foto). “O encontro anual do ICSA é uma excelente oportunidade para a troca de experiência sobre temas comuns às agendas de representantes de mercados da Ásia, Europa e Américas”, disse ele ao final da agenda.
Paralelamente, outros painéis trouxeram temas como: o plano de ação da organização quanto a transição para a liquidação em d+1 no mercado norte-americano, o pacote europeu recém-divulgado sobre ratings ESG e greenwashing e a implementação de marcos regulatórios sobre criptoativos já em curso. A ANBIMA , por sua vez, os avanços representados pelas novas regras locais de fundos de investimento e ofertas públicas, e a agenda de iniciativas envolvendo influenciadores digitais de investimentos.
Nova diretoria
Em assembleia geral realizada durante a conferência anual, o Conselho nomeou a diretoria da entidade para os próximos dois anos. Zeca Doherty representa nossa Associação, que conta com um assento no comando do organismo internacional, como lideranças de entidades da França (AMAFI), Estados Unidos (SIFMA) e Japão (JSDA), entre outras.
A assembleia contou com a participação de 17 membros, de 14 países e regiões diferentes, inclusive o Brasil.