Grupo de trabalho discute Taxonomia Sustentável Brasileira
Objetivo é reunir contribuições para nossa atuação no comitê consultivo que trata do temaCriamos um grupo de trabalho para discutir a Taxonomia Sustentável Brasileira. As contribuições serão levadas pela ANBIMA ao comitê consultivo do Ministério da Fazenda que trata do tema, fórum do qual fazemos parte junto a outras 17 entidades.
Representantes de instituições associadas que queiram participar do grupo de trabalho devem entrar em contato por e-mail com a nossa área de Sustentabilidade. A próxima reunião online acontece no dia 1 de agosto.
"A taxonomia é uma ferramenta fundamental para que o mercado de capitais identifique as atividades que precisam de financiamento para a transição ambiental e socioeconômica do Brasil para uma economia de baixo carbono", explica Luiz Pires, nosso gerente de Sustentabilidade e Inovação. "No grupo de trabalho, vamos reunir a experiência e a opinião de diversos participantes do mercado sobre a taxonomia, que enriquecerão as contribuições da ANBIMA no comitê consultivo do Ministério", complementa o executivo, que é um dos nossos representantes no fórum do governo.
Entenda a taxonomia
A taxonomia sustentável será um sistema de classificação que definirá as atividades ou projetos considerados sustentáveis no Brasil de acordo com prioridades e objetivos definidos. A expectativa é que ela integre particularidades locais e tenha interoperabilidade com outras taxonomias internacionais.
Um dos principais objetivos da taxonomia é trazer comparabilidade e padronização para as atividades econômicas, contribuindo para atrair investimentos públicos e privados, de capital local ou internacional, necessários para enfrentar os principais desafios socioambientais do Brasil.
Saiba mais sobre o projeto no site do Ministério da Fazenda.
Histórico
Em 2023, enviamos contribuições de mais de 170 integrantes da Rede ANBIMA de Sustentabilidade para a consulta pública do Ministério da Fazenda sobre a taxonomia. Nossa participação na consulta foi citada na apresentação sobre o plano de implementação da agenda na COP 28, em Dubai, por Cristina Reis, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo. Confira o vídeo do painel.
Conheça o ANBIMA em Ação
Essa iniciativa faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.