Fundos imobiliários: CVM autoriza convocação digital de assembleias
Medida atende a nosso pedido e permite divulgação no site do administrador ou no sistema FundosNetA CVM aprovou nesta quinta-feira, dia 2, que as convocações de assembleias para fundos imobiliários sejam feitas digitalmente pelo site do administrador ou pelo sistema FundosNet (sistema em parceria da CVM e B3) durante a pandemia. Antes, era obrigatório envio por e-mail ou pelos correios a cada cotista. No entanto, a autarquia recomendou, caso seja possível e viável para o administrador, que o envio de e-mail seja mantido para dar conhecimento da convocação ao investidor.
A novidade, que atende nosso pedido feito em junho, trará mais agilidade ao processo e está em linha com o voto online dos cotistas, permitido desde março de 2020. Além disto, esse tipo de convocação já vale para assembleia de empresas listadas na bolsa de valores.
Por enquanto, a CVM não estendeu a medida para o período pós-pandemia. De qualquer forma, disse estar atenta ao mercado e às flexibilizações que se mostrarem positivas.
Outras notícias:
+ Carteiras administradas: entrada em vigor das regras é prorrogada
+ ANBIMA retomará prazos de processos, investigações e termos de compromisso