Entenda como funcionam as operações de blended finance
Vídeos divulgados pela jornada Go Blended explicam sobre dois conceitos dessas estruturas: capital catalítico e sistema de garantiasA Go Blended, uma jornada de disseminação de informações e realização de experiências sobre blended finance, divulgou novos vídeos de uma série com conteúdo didático sobre o funcionamento dessas operações. A iniciativa é realizada pela Din4mo, com apoio da ANBIMA, e faz parte da agenda da nossa Rede de Sustentabilidade.
O blended finance, também chamado de financiamento misto, é uma forma de investimento que une recursos públicos, de fomento ou filantrópicos a capital privado com objetivo de financiar projetos de impacto positivo social, ambiental ou de desenvolvimento econômico. A modalidade se destaca no financiamento sustentável ao contribuir para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
Um dos vídeos aborda o que é capital catalítico e como ele pode ser usado no blended finance. Esse capital é o que permite que a operação aconteça, pois é um dinheiro vindo de investidores que não têm foco em lucro com aquela operação – como bancos de fomento, governos ou investidores filantrópicos, por exemplo. Confira o conteúdo:
O sistema de garantias é o tema de outro vídeo da série. O foco do blended finance é financiar iniciativas de impacto ambiental, social ou econômico e muitas vezes elas podem apresentar perdas de capital no começo das operações. As garantias (por exemplo, oferecidas pelo governo ou pelo próprio capital catalítico) entram absorvendo essas perdas, o que mitiga os riscos e protege os investidores privados que aplicam seus recursos nesses projetos. Assista ao vídeo para saber mais:
Série de vídeos
A jornada Go Blended começou em janeiro e terá 10 meses de duração com atividades diversas, como estudos, vídeos, workshops, talks com especialistas e seminários técnicos. Outros dois vídeos publicados no início da campanha ajudam no entendimento sobre o blended finance. Confira:
• O que é blended finance?: apresenta o conceito dessas estruturas e mostra como elas podem alavancar o financiamento de projetos de impacto socioambiental.
• Como o blended finance ajuda a administrar riscos e retornos?: o conteúdo explica o que é o mecanismo de deriskin dessas operações.
Relatórios da Go Blended
Conheça os relatórios que foram divulgados até agora:
• Operações de Blended Finance: estudo inédito que analisa a cadeia tributária dessas operações a partir do estudo de três casos práticos, mostrando quantos reais são arrecadados em impostos para cada R$ 1 investido como capital catalítico. As reflexões buscam alcançar e estimular a participação de financiadores públicos nas estruturas de blended finance.
• State of blended finance 2023 – climate edition: o relatório traz um panorama do setor, passando pela visão geral de mercado, tendências de negócios e de investidores, a contribuição com o amadurecimento das finanças sustentáveis e recomendações de especialistas sobre o tema. O documento é a tradução para português da publicação feita anualmente pela Convergence, rede global que produz dados, técnicas e estimula o uso dessas estruturas.
Participe da Rede ANBIMA de Sustentabilidade
A Rede é um fórum plural e colaborativo de fomento à agenda ESG no mercado de capitais. A plataforma atua no mapeamento de tendências; na disseminação de conhecimento; na construção de ferramentas; e no compartilhamento de boas práticas de gestão ESG.
As atividades são realizadas a partir de quatro pilares alinhados aos ODSs: mudança do clima e biodiversidade; direitos humanos e transição para uma sociedade mais justa; mecanismos e instrumentos financeiros; e governança e liderança. A Rede está aberta para profissionais de instituições financeiras (associadas ou não), para especialistas em sustentabilidade, acadêmicos e representantes da sociedade civil. Para integrar o grupo, basta se inscrever neste formulário.
Conheça o ANBIMA em Ação
Essa iniciativa faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.