Cresce número de investidores brasileiros em 2022 e perspectiva para 2023 é de novo aumento
6ª edição do Raio X do Investidor, nossa pesquisa em parceria com o Datafolha, traz um panorama completo da população, com recortes por classe social, geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridadeMais brasileiros estão investindo em produtos financeiros e a perspectiva é que essa trajetória de alta continue. O percentual passou de 31% da população, em 2021, para 36% em 2022 --e esse novo patamar corresponde a um acréscimo de 8 milhões de brasileiros, totalizando aproximadamente 60 milhões de investidores no país. Para 2023, a projeção é de uma nova alta de 5 pontos percentuais.
Os dados da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, nossa pesquisa em parceria com o Datafolha, mostram ainda que o maior impulso para esse crescimento veio da classe C, na qual a proporção subiu de 29% para 36% nesse estrato socioeconômico, com o aumento de cerca de 5 milhões de pessoas.
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O estudo traz um panorama completo da população, com recortes por classe social, geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridade.
“A crise pela qual passamos nos últimos anos deve despertar em parte importante da população o desejo de poupar e investir porque ela explicitou como a falta de reservas e planejamento financeiro deixam as pessoas e as famílias vulneráveis em períodos de imprevistos e instabilidade econômica. É o momento de fortalecermos nossos esforços de educação financeira, uma ferramenta essencial para contribuir para a qualidade de vida e saúde mental das pessoas”, afirma Marcelo Billi, nosso superintendente de Educação.
A caderneta de poupança continua sendo o produto financeiro mais utilizado pelos brasileiros, com 26% de preferência, mas a pesquisa também captou um movimento de diversificação da carteira. Em 2022, na comparação com o ano anterior, mais pessoas declararam investir seu dinheiro em aplicações como fundos, títulos privados, moedas digitais e previdência privada.
Vale ressaltar também que o percentual da população que não conhece ou não utiliza nenhum tipo de investimento teve uma queda acentuada, recuando de 66% para 58% nessa mesma base de comparação.
Sobre o destino do retorno das aplicações, realizar o sonho da casa própria ainda continua na liderança, com 30% das menções, seguido de manter aplicado (21%). O desejo de comprar um veículo e fazer uma viagem ou outras atividades de lazer empatam com 11% cada, à frente de usar na aposentadoria e investir em um negócio próprio, ambos com 10%.
INVESTIMENTO A DISTÂNCIA
Outro aspecto que se destaca é o uso mais intenso da tecnologia. Os aplicativos dos bancos se tornaram o principal meio utilizado para se fazer investimentos, subindo de um patamar de 33% em 2021 para 43% em 2022.
O comportamento é liderado pela classe A/B, na qual esse percentual atinge 51%. Já a ida pessoalmente ao banco, que liderava até então, recuou de 43% para 38% nesse comparativo e é um hábito mais presente na classe D/E, na qual esse índice chega a 53%.
A análise por faixa etária também releva grandes diferenças. Os aplicativos têm índices ainda maiores nas gerações Z (64%) e millennials (57%), enquanto a ida a uma agência bancária é a preferência de 70% dos boomers, que engloba a população com 61 a 75 anos.
REUNIÃO ABERTA COM INSIGHTS SOBRE OS DADOS
E vamos analisar juntos os dados do Raio X do Investidor Brasileiro? No dia 11 de abril, às 10h, Marcelo Billi aguarda você para compartilhar os principais insights da pesquisa e conversar sobre os resultados.
Para participar, é só se inscrever aqui.
As entrevistas para a sexta edição do Raio X do Investidor aconteceram presencialmente entre 9 e 29 de novembro de 2022, com 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos.
O relatório completo pode ser baixado na nossa página especial, que tem também os dados brutos da pesquisa.
Essa iniciativa integra a agenda de Educação do ANBIMA em Ação, um conjunto de iniciativas que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma.