Brasil em foco na Conferência Global de Gestão de Ativos em Luxemburgo
Painel com participação da ANBIMA destaca avanços regulatórios e atratividade do mercado brasileiroRepresentantes dos mercados de capitais se reuniram nesta semana em Luxemburgo para a Conferência Global de Gestão de Ativos, promovida pela ALFI (Associação da Indústria de Fundos de Luxemburgo). O evento–realizado nos dias 25 e 26 de março e que contou com a presença de Gilles Roth, ministro das Finanças de Luxemburgo– discutiu temas como dívida privada, fundos tokenizados, investimentos alternativos e inteligência artificial, bem como o panorama econômico para 2025.
No primeiro dia da conferência, o painel Brazil in the spotlight trouxe uma visão abrangente sobre o mercado brasileiro de gestão de ativos, com foco nas transformações recentes e nas oportunidades para investidores e gestores internacionais.
Durante a discussão, foram destacados os avanços regulatórios implementados no Brasil, especialmente a Resolução nº 175 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que modernizou as regras da indústria de fundos e as alinhou às melhores práticas globais. “Essa norma aproximou o mercado brasileiro da indústria internacional, tanto na estrutura dos fundos quanto nas possibilidades de investimento”, afirmou Ana Flávia Lopes, nossa coordenadora de Representação Internacional, que foi uma das painelistas.
Também foi detalhada aos participantes a Resolução Conjunta nº 13, emitida pela CVM e pelo Banco Central, que trouxe flexibilizações importantes para atrair capital estrangeiro.
Entre as oportunidades, Lopes apontou a audiência pública em andamento para ampliar o acesso de Fundos de Investimento em Participações (FIPs) ao varejo, além da possibilidade de aumento nos limites de alocação internacional desses veículos.
Outro tema mencionado foi a avaliação positiva do FSB (Conselho de Estabilidade Financeira), que reconheceu a modernização da indústria brasileira de fundos em aspectos como regulação e supervisão.
A mesa contou ainda com a participação de Marco Antonio Velloso De Sousa, superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da CVM, e foi moderada por Fatiha Charti, chefe de atendimento ao cliente e gestão de relacionamento do State Street Bank International GmbH, filial de Luxemburgo.
Em relação aos planos da CVM, Sousa disse que o regulador pretende avançar na agenda de fundos negociados em bolsa (ETFs) nos próximos anos.
A conferência reforçou o papel do Brasil como um mercado em transformação, com potencial para atrair mais capital estrangeiro e promover parcerias com gestores internacionais. “A indústria brasileira evoluiu, está aberta para negócios e mais próxima dos padrões globais”, destacou a coordenadora de Representação Internacional da ANBIMA.