BC: lançamos guia com as regras para emissões a partir das novas linhas temporárias especiais de liquidez
Material traz informações para instituições interessadas em acessar recursos pelas novas operações de créditoLançamos um guia para auxiliar as instituições financeiras na captação de recursos a partir das Linhas Temporárias Especiais de Liquidez, anunciadas pelo Banco Central como resposta aos impactos da pandemia de Covid-19 na economia. O documento reúne as definições dessas iniciativas de assistência financeira e suas principais normas.
As linhas de liquidez são empréstimos com garantias que podem ser tomados pelas instituições financeiras no período de pandemia. Entre os objetivos do Banco Central está o aumento da liquidez aos mercados dos títulos que são aceitos como garantia das operações. Nesta semana, entrou em operação a linha constituída por empréstimos lastreados em Letras Financeiras, garantidas por uma cesta de operações de crédito e por valores mobiliários, como debêntures e notas comerciais. Ela ficará disponível até 31 de dezembro. A primeira linha anunciada pelo BC, disponível até hoje, 30 de abril, tem lastro em debêntures.
+ Confira o guia com as normas para as Linhas Temporárias Especiais de Liquidez
Regulação internacional
O lançamento das linhas especiais lastreadas em títulos privados, assim como outras medidas adotadas pelo Banco Central para atenuar os impactos da Covid-19 sobre a economia, estão em linha àquelas observadas em outros países. Confira na edição de abril do Radar ANBIMA um resumo das medidas adotadas no exterior em resposta à crise.