Audiência pública: códigos de Distribuição e Serviços Qualificados se adaptam à Resolução 175
Também entra em consulta um novo documento com deveres básicos para as instituições que seguem as regras dos nossos códigosAbrimos hoje (27) audiência pública para adaptação de normas dos códigos de Distribuição e o de Serviços Qualificados, com suas respectivas regras e procedimentos, à Resolução 175, o novo marco dos fundos de investimento. Além disso, está aberta a consulta pública para a aprovação de um novo documento da autorregulação: o Regras e Procedimentos de Deveres Básicos.
+Confira as Regras e Procedimentos de Deveres Básicos
Este documento reúne as regras comuns para todos nossos códigos, como as normas de cibersegurança, de compliance e controles internos e as regras de uso dos selos. Atualmente, essas regras se repetem em todos os códigos e a unificação facilitará a consulta do mercado.
Nada muda no conteúdo das regras que já eram válidas, exceto as de cibersegurança para as instituições que seguem o Código de Gestão e Administração de Recursos de Terceiros. Neste caso, as empresas passarão a ter que exigir um conteúdo mínimo para contratação de prestador de serviço de processamento e armazenamento de dados.
Com a mudança, o documento Regras e Procedimentos de Deveres Básicos passa a ser obrigatório para todas as instituições que seguem qualquer um de nossos códigos, com exceção do Código de Ofertas.
Distribuição e Serviços
Os códigos de Distribuição e de Serviços Qualificados terão mudanças para se adaptarem à Resolução 175, que atualizou as normas de fundos de investimento.
+ Veja a nova versão do Código de Distribuição
+ Confira as Regras e Procedimentos do Código de Distribuição
O Código de Distribuição teve alterações estruturais, passando a ser um código principiológico, com um perfil de marco autorregulatório. As normas operacionais foram transferidas, de forma detalhada, para as Regras e Procedimentos do Código de Distribuição.
O novo documento apresenta alterações em todo o conteúdo referente aos fundos. Foi excluída a exigência da aplicação da tabela de pontuação de risco para o suitability dos fundos exclusivos e carteiras administradas. Como eles têm natureza distinta dos demais fundos, cada instituição deverá estabelecer uma política de verificação dos mandatos dos investimentos, levando em conta o perfil do cliente.
Outra novidade é a alteração do valor mínimo de investimento para considerar um cliente do segmento de private: a sugestão é passar de R$ 3 milhões para R$ 5 milhões, em linha com o que vem sendo praticado pelo próprio mercado.
Da mesma foram, o Código de Serviços Qualificados passa a ter um perfil de marco autorregulatório. As mudanças propostas nas Regras e Procedimentos do Código de Serviços são pontuais para adaptação à 175, principalmente nas normas sobre custódia dos FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), por exemplo, com a inclusão de classe e subclasse destes fundos.
+ Confira o novo Código de Serviços Qualificados
+ Confira as Regras e Procedimentos do Código de Serviços Qualificados
Prazo
Comentários podem ser enviados até dia 17 de novembro pelo e-mail audiencia.publica@anbima.com.br.
Mudanças na autorregulação
As diversas alterações na autorregulação que tivemos nos últimos meses integram a agenda de Desenvolvimento do Mercado do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/24. O próximo na lista de atualizações será o Código de Ofertas.
Para adequar nossas normas à Resolução CVM 175, que entrou em vigor no início deste mês, já adaptamos o Código de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros, que compila regras para administradores e gestores de fundos, além de documentos ligados a ele, como o Regras e Procedimentos de Ferramentas de Liquidez.
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.