ANBIMA lança Boletim de Debêntures Incentivadas e de Infraestrutura com periodicidade mensal
Informativo foi publicado pelo Ministério da Fazenda entre 2013 e 2022 e retomada vem atender a uma demanda do mercadoPara oferecer uma visão mais detalhada para o mercado sobre as debêntures com benefício fiscal pelas leis 12.431 e 14.801, lançamos o Boletim de Debêntures Incentivadas e de Infraestrutura, com periodicidade mensal.
Entre 2013 e 2022, a versão anterior do informativo era publicada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e, como parte do acordo de cooperação para o fomento e estímulo ao mercado de capitais, a consolidação dos dados será feita pela Associação a partir deste mês.
A iniciativa faz parte da Agenda de Serviços do ANBIMA em Ação.
>>> Acesse o novo Boletim de Debêntures Incentivadas e de Infraestrutura
“A retomada agora, com a Associação à frente do boletim, vem atender a uma demanda do mercado. Esse instrumento vem ganhando cada vez mais força como alternativa às fontes tradicionais de financiamento de longo prazo e é imprescindível ter acesso a informações detalhadas sobre essa fatia do produto para nortear decisões e traçar cenários”, afirma Cristiano Cury, coordenador da Comissão de Renda Fixa da ANBIMA.
O informativo terá dados sobre volume e quantidade de operações, subscritores, prazo médio e indexador, com a possibilidade de avaliação oferta a oferta e divisão por segmento.
Além disso, será possível observar a movimentação de volume e quantidade também no mercado secundário, ampliando o potencial de análises e insights para entender o momento atual e as perspectivas para esse instrumento que financia projetos de infraestrutura considerados prioritários pelo Governo Federal.
A série histórica dos dados começa em 2018 e, em uma segunda etapa de aprimoramento do boletim, será estendida até 2012. O formato em dashboard permite uma navegação fluida, com a seleção das informações por mês, acumulado do ano, trimestre, semestre e ano.
O Índice de Debêntures ANBIMA, conhecido como IDA, que espelha o comportamento de uma carteira de debêntures em mercado e é um termômetro do desempenho desses produtos para os investidores, também estará no informativo, assim como todos os subíndices para refletir os papéis com prazos e remunerações distintas: IDA-DI, IDA-IPCA, IDA-IPCA Infraestrutura e IDA-IPCA ex-Infraestrutura.
O boletim terá ainda uma seção com todas as portarias que autorizam os projetos, com filtros por período e setores desde 2012.
Parte desses dados relativos ao mercado primário e aos índices já estavam disponíveis no ANBIMA Data, mas agora estão reunidos em um só lugar, junto com os dados inéditos, para facilitar a busca e o cruzamento de informações.
DADOS
No primeiro semestre, as debêntures incentivadas pela lei 12.431 captaram R$ 64,4 bilhões, montante recorde para o período, com os setores ligados à infraestrutura representando 72,4% desse total. O prazo médio dos papéis chegou a 11,4 anos.
No mercado secundário, o montante negociado somou R$ 120,4 bilhões nesse intervalo.
Ainda não houve ofertas de debêntures de infraestrutura com benefício fiscal pela lei 14.801, já que o mercado aguarda algumas definições, como a publicação das portarias dos ministérios que regulamentarão as emissões.
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para o biênio 2023/2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Estruturante, Serviços e Desenvolvimento de Mercado.