ANBIMA entra para o Conselho Consultivo de Investimentos Sustentáveis da Unctad
Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, representa a Associação no grupo que é formado por 23 entidades do mercado de capitaisA ANBIMA agora faz parte do Conselho Consultivo de Investimentos Sustentáveis da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento)). Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, representa a Associação no grupo que é formado por 23 entidades que representam investidores, os mercados financeiro e de capitais e empresas.
O propósito do conselho é integrar o desenvolvimento sustentável no ecossistema financeiro global – conforme definido pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) –, melhorando a consistência, a transparência e a credibilidade do investimento sustentável, ampliando a contribuição dele para as economias em desenvolvimento, principalmente.
O conselho tem papel consultivo e de apoio estratégico a duas iniciativas da Unctad: o Observatório Global de Finanças Sustentáveis e a Parceria de Investidores pelos ODSs. Essas iniciativas têm foco em ações estratégicas para avanço e desenvolvimento das finanças sustentáveis, seja pela consolidação de informações, elaboração de estudos e atividades com esse propósito, ou pela parceria entre investidores institucionais, governos e empresas, buscando facilitar investimentos para atender os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
“Fazer parte desse conselho é uma grande oportunidade para a ANBIMA contribuir para a promoção da agenda ESG no mundo, bem como se posicionar no contexto global das finanças sustentáveis. Estamos aprendendo muito e tendo a chance de dividir a experiência brasileira e da ANBIMA em um fórum internacional sobre a agenda ESG”, disse Zeca. O conselho teve uma reunião presencial na última quinta-feira, dia 19 de outubro.
O encontro aconteceu durante o World Investment Forum, evento bianual da Unctad que foi realizado de 15 a 20 de outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A conferência reúne governos, empresas e organizações internacionais para discutir iniciativas de apoio a países em desenvolvimento para uma melhor integração na economia global e com foco em investimento para o desenvolvimento sustentável.
Debates sobre finanças e fundos sustentáveis
O World Investment Forum contou com a realização de conferências específicas voltadas para a discussão em torno de fundos sustentáveis e também de regulação em finanças sustentáveis de forma geral. Zeca participou como painelista nos dois debates, apresentando a perspectiva brasileira e contando sobre a experiência da ANBIMA nesses temas.
Entre os desafios para avanço das finanças ESG na indústria de fundos de investimento, foram levantados pontos como a necessidade de padronização, taxonomia e regulação adaptadas à realidade de cada país, mas que sejam comparáveis entre si. Zeca apresentou nossas iniciativas de autorregulação para fundos IS e que integram critérios ESG, assim como o Guia para Emissão de Títulos Sustentáveis.
No vídeo a seguir, ele traz mais informações sobre a participação da ANBIMA no evento e no conselho. Confira:
A disseminação de informações sobre sustentabilidade é uma das iniciativas da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma aqui.