ANBIMA em Ação: confira o andamento das iniciativas estratégicas para o biênio 2023/2024
Mais de 30% das ações listadas como prioritárias avançaram no primeiro trimestreO ANBIMA em Ação, um conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024, já começa a mostrar resultados. Mais de 30% dos assuntos tiveram atividades iniciadas no primeiro trimestre de 2023.
Para facilitar o acompanhamento das atividades da Associação, lançamos um portal que reúne notícias e dados sobre o andamento das principais iniciativas. Os associados também passam a receber uma newsletter trimestral e exclusiva sobre o ANBIMA em Ação, com detalhes sobre cada uma das atividades. “Queremos dar cada vez mais informação e transparência para aos associados”, afirma nosso superintendente-gera, Zeca Doherty. A iniciativa integra a agenda Serviços do ANBIMA em Ação.
O primeiro trimestre foi intenso em conversas e reuniões com representantes de diversos níveis e órgãos de governo. O mote dos encontros foi nossa agenda de mercado de capitais e um estudo sobre a importância do nosso ecossistema para o desenvolvimento econômico do país. “Essa aproximação é imprescindível para o bom desempenho do nosso trabalho de advocacy, que é um grande ativo que temos a oferecer aos associados”, diz ele. Foi mais de uma dezena de encontros com representantes do governo, entre eles o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como noticiado pela imprensa.
No período, também demos sequência ao trabalho relacionado à Resolução 175, que integra a nossa Agenda de Desenvolvimento de Mercado do ANBIMA em Ação. A interlocução frequente com o regulador, que marcou toda a etapa prévia à publicação do novo marco regulatório dos fundos de investimento, continua a todo vapor. Foi ela que garantiu a postergação do prazo de implementação das mudanças. Em 29 de março, a CVM – Comissão de Valores Mobiliários anunciou a prorrogação da entrada em vigor da Resolução 175, que passará a valer em 2 de outubro de 2023.
Paralelamente, atualizamos nosso Código de Distribuição, com avanço na padronização do suitability e normas para oferta de intermediação no exterior, e colocamos em audiência pública a expansão das regras relacionadas à identificação de fundos com objetivo sustentável ou que integram aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) no processo de gestão.
Nestes primeiros meses do ano, foi dada a largada para a Jornada de Inovação Aberta, uma série de eventos online e gratuitos que pretende disseminar conteúdo sobre o assunto e apoiar a transição das instituições do mercado em relação às novas tecnologias, players e modelos de negócios. A programa faz parte da Rede ANBIMA de Inovação e compõe a agenda estruturante do ANBIMA em Ação.
No final de março, foi lançada a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, nossa pesquisa em parceria com o Datafolha, que traz um panorama completo dos investimentos da população, com recortes por classe social, geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridade. A iniciativa integra a agenda de Educação do ANBIMA em Ação. Também em março, uma programação especial marcou o mês das mulheres, iniciativa construída em parceria com a Fin4She, plataforma de conexão de mulheres no mercado financeiro.
Ainda na área educacional avançamos com orientações para os brasileiros escaparem de fraudes e golpes, em parceria com a CVM, e levamos noções de planejamento financeiro para cerca de 3 mil estudantes da rede pública de São Paulo.
“São apenas algumas de várias atividades que estamos tocando para atender às demandas do próprio mercado, que, em síntese, são os nossos associados”, comenta Doherty.
No momento, são 39 iniciativas em andamento, divididas entre as três grandes agendas que compõem o ANBIMA em Ação. Na agenda Estruturante, incluímos as demandas sobre sustentabilidade, inovação e educação. A agenda de Desenvolvimento do Mercado engloba pautas relacionadas aos campos de regulação, autorregulação e fomento dos negócios. Na agenda de Serviços, são tratadas questões relacionadas a dados, certificação, precificação e comunicação. Confira o detalhamento de todas aqui.
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.
+ Conheça as principais iniciativas para este e o próximo ano
Realizamos uma ampla consulta aos nossos stakeholders que foi o pontapé inicial do planejamento estratégico para o biênio 2023/2024. Todos os associados foram convidados a responder a uma consulta online, incluindo os executivos que integram nossos fóruns, comissões e grupos consultivos. Além disso, foram realizados três encontros presenciais, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, com associados que ainda não têm participação nossos fóruns, com objetivo de dar voz ao maior número de pessoas.
O trabalho envolveu também entrevistas individuais com lideranças internas da Associação, membros da Diretoria, representantes de instituições parceiras, como B3, Febraban, entre outras e reguladores (BC e CVM). No total, mais de 350 pessoas participaram da coleta de insights para o planejamento estratégico 2023/24.
+ Acesse o relatório com análise dos principais achados da consulta