ANBIMA em Ação: 65% das iniciativas para o biênio 2023/24 foram concluídas ao final do 4TRI
Outros 23% das iniciativas definidas para o período estavam em andamento no encerramento do último anoAté o final de dezembro, concluímos quase 65% do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024. Outros 23% das iniciativas estavam em andamento no encerramento do último ano.
+ Assista como foi o andamento do ANBIMA em Ação em 2023
+ Baixe nosso plano de ação 2023/2024 com atualização de prioridades
Durante 2023, a implementação da nova regulação dos fundos de investimento (Resolução CVM 175) foi destaque, o que não seria diferente no quarto trimestre de 2023 quando os códigos de Distribuição e de Serviços Qualificados foram colocados em audiência pública para adaptação às novas regras.
Em outubro, a CVM divulgou ofício sobre exposição a risco de capital dos FIFs (Fundos de Investimento Financeiros). A novidade atende ao pedido da ANBIMA ao sugerir a utilização de nova métrica que represente melhor o risco de mercado do fundo.
Além disso, está aberta a consulta pública para a aprovação de um novo documento da autorregulação, que trará regras comuns a todos os códigos: Regras e Procedimentos de Deveres Básicos.
As diversas alterações na autorregulação que tivemos nos últimos meses integram a agenda de Desenvolvimento do Mercado do ANBIMA em Ação. O próximo na lista de atualizações será o Código de Ofertas.
Desde outubro também os gestores podem enviar para a ANBIMA informações das carteiras dos seus fundos que investem no exterior. Com foco em aumentar a transparência, estamos construindo uma base de dados com ativos das carteiras destes produtos. A iniciativa é integra a Agenda de Serviços do ANBIMA em Ação.
No último trimestre, também foi formado um grupo de trabalho para analisar a consulta pública da CVM sobre a criação de uma norma específica para os Fiagros (Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio). O regulador receberá contribuições até o dia 31 de janeiro de 2024. A iniciativa integra a agenda de Desenvolvimento de Mercado do ANBIMA em Ação
Na área de dados, foi disponibilizado um conjunto de estatísticas de FIPs (Fundos de Investimento em Participações) para oferecer uma visão consolidada do setor e auxiliar os participantes do mercado na tomada de decisões. As informações podem ser encontradas no ANBIMA Data, nossa plataforma gratuita que reúne dados e ferramentas para análise de ativos. Esta iniciativa integra a Agenda de Serviços do ANBIMA em Ação.
ESG
Dentro Agenda Estruturante, o destaque do quarto trimestre fica por conta da edição do Diálogos da Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão. Dando sequência aos debates sobre assédio, discriminação e violência contra grupos minorizados, foram realizados dois encontros: em outubro e novembro.
Fortalecemos também a disseminação de informações sobre ESG (ambiental, social e de governança) e marcamos presença em grandes eventos por meio da Rede ANBIMA de Sustentabilidade. Participamos do PRI In Person, conferência global sobre investimentos responsáveis que aconteceu em Tóquio, no Japão, de 3 a 5 de outubro, cuja mensagem-chave foi a urgência de tirar a pauta ESG do papel e implementá-la com iniciativas concretas. Estivemos também na COP 28, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre as mudanças climáticas, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Paralelamente, a ANBIMA ingressou no Conselho Consultivo de Investimentos Sustentáveis da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, integra o grupo que é formado por 23 entidades que representam investidores, os mercados financeiro e de capitais e empresas. “Fazer parte desse conselho é uma grande oportunidade para a ANBIMA contribuir para a promoção da agenda ESG no mundo, bem como se posicionar no contexto global das finanças sustentáveis. Estamos aprendendo muito e tendo a chance de dividir a experiência brasileira e da ANBIMA em um fórum internacional sobre a agenda ESG”, disse Zeca.
Entre as iniciativas para disseminar conteúdo sobre inovação, como parte da Agenda Estruturante, acompanhamos os debates sobre inteligência artificial no Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia e de inovação, em Portugal. Para os especialistas o maior desafio para os reguladores continua sendo a capacidade de criar regras que consigam acompanhar as mudanças das AIs (inteligências artificiais).
Influenciadores digitais
As regras para a contratação de influenciadores digitais para publicidade de produtos de investimento entraram em vigor em novembro. As normas foram aprovadas em audiência pública. Voltadas para as instituições que seguem o Código de Distribuição da Associação, as exigências vão garantir que os investidores saibam, com clareza, quando determinado conteúdo é uma publicidade.
“Com acesso à informação clara e transparente, o investidor tem mais insumos para identificar, por exemplo, um conflito de interesse. A informação empodera o investidor e o ajuda na tomada de decisão sobre o investimento”, comenta Zeca.
Do lado do investidor, foi liberada uma turma do curso Partiu investir especial sobre renda variável, com conteúdo técnico desenvolvido em parceria com a B3. O curso integra a Agenda Estruturante do ANBIMA em Ação.
Durante cinco semanas, os participantes aprenderam e ampliaram os conhecimentos sobre os principais conceitos da renda variável, os investimentos em ações, ETFs (Exchange Traded Funds, na sigla em inglês), BDRs (Brazilian Depositary Receipts, na sigla em inglês), fundos imobiliários e outros produtos; e ao cumprirem a carga horária, receberam um certificado de conclusão do curso. Além da programação variada, com videoaulas, conteúdos interativos e exercícios práticos, foi possível esclarecer dúvidas e aprofundar os estudos em lives semanais com especialistas da ANBIMA e da B3.
No último trimestre de 2023, tivemos também a Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores), da qual somos membros. Onze escolas públicas e cinco universidades recebem projetos de disseminação de educação financeira no período. A programação contou com live no YouTube sobre resiliência do investidor e finanças sustentáveis, com a participação de Charles Mendlowicz, do canal Economista Sincero.
Nas escolas, a ação teve o objetivo de envolver a comunidade de alunos, pais e professores. Os estudantes do Ensino Médio participaram do jogo Missão Multiplicando o Futuro, aplicado em parceria com a ONG Multiplicando Sonhos.
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.
+ ANBIMA em Ação: Investidor está no centro das nossas prioridades para 2024