ANBIMA 15 Anos: a casa do mercado e capitais
Confira no vídeo um pouco desta jornadaEste mês celebramos os 15 anos da ANBIMA. A data oficial foi comemorada no dia 21 de outubro e marca a história do próprio mercado de capitais brasileiro e sua importância para o fortalecimento da economia.
Fundada em 2009, a partir da fusão de duas grandes entidades: ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e a ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto), a ANBIMA sempre teve o objetivo de fortalecer a representatividade do mercado de capitais e criar um ambiente mais coeso e eficiente para o desenvolvimento de mecanismos e regras para atuação dos agentes que participam do nosso ecossistema.
+ Assista aqui ao vídeo ANBIMA 15 anos - (6 minutos)
Desde a sua criação, a ANBIMA tem desempenhado um papel fundamental para disseminar boas práticas e fortalecido sua atuação em quatro frentes: autorregulação, representação, análise e distribuição de dados e educação. Isso nos coloca em destaque no cenário global uma vez que somos a única associação mundo afora com atuação simultânea em todas essas frentes.
Ao longo dos anos, a ANBIMA estendeu sua influência a outras atividades e segmentos de negócios, acrescenta Carlos André, nosso presidente. “Para citar só o mais recente, estamos trazendo para dentro de casa os consultores de investimento. Queremos representar essa atividade, independente de ela estar num grande banco ou numa empresa que só exerce a atividade de consultoria”.
“Este é um exemplo do amadurecimento da ANBIMA como associação”, acrescenta ele. O mercado é dinâmico e assim também precisa ser o nosso trabalho. E esse dinamismo só é possível porque ouvimos todos os tipos de instituições. Hoje, a ANBIMA conta com 313 associados e quase 1500 instituições que seguem voluntariamente nossos códigos de melhores práticas.
Nestes 15 anos, reunimos dentro de casa um conjunto expressivo de instituições, tanto em número como em pluralidade. Temos aqui instituições de diferentes portes, com atuação em segmentos variados, avalia Carlos André. “Nosso esforço sempre foi pela busca do consenso. É essa representatividade reconhecidamente conquistada pela ANBIMA que dá legitimidade ao trabalho que exercemos aqui”.
Todas as conquistas da Associação só foram possíveis graças à dedicação e empenho dos profissionais que representam as instituições associadas na Diretoria, nos grupos de trabalho, fóruns e comissões, além da equipe de colaboradores da ANBIMA, acredita Zeca Doherty, nosso diretor-executivo. “São pessoas que investem o seu tempo e expertise para aprimorar o nosso mercado de capitais”.
Zeca Doherty observa que a longevidade do trabalho da Associação tem relação direta com a relevância do que é feito dentro de casa. “Construímos a cada dia um mercado de capitais melhor e mais preparado para apoiar o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, acrescenta nosso diretor-executivo.
Ao comemorar seus 15 anos, a ANBIMA reforça seu compromisso com a evolução do mercado financeiro, focada em inovação, regulação e educação financeira. A entidade se prepara para enfrentar novos desafios, como os avanços de novas tecnologias e das finanças descentralizadas, e as demandas por maior responsabilidade socioambiental nas práticas de investimento.