ANBID e ANDIMA aprovam criação da ANBIMA
A ANBIMA passará, assim, a exercer todas as atividades das duas associaçõesEm Assembleias Gerais Extraordinárias realizadas no dia 21/10, a ANBID – Associação Nacional dos Bancos de Investimento e a ANDIMA – Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro aprovaram a integração de suas atividades, passando a constituir a ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. A nova entidade reúne 327 associados, entre bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento
“Os mercados financeiro e de capitais têm papel central para o desenvolvimento das economias modernas, na medida em que viabilizam seus canais de financiamento. A ANBIMA herda a tradição de duas Associações que têm contribuído de forma ativa, nas últimas quatro décadas, para o crescimento e aprimoramento desses mercados”, diz Marcelo Giufrida, presidente da ANBIMA.
A ANBIMA passará, assim, a exercer todas as atividades das duas Associações, representando, promovendo as atividades de autorregulação, elaborando e supervisionando o cumprimento de Códigos de Regulação e Melhores Práticas.
A entidade continuará também a exercer o papel de produtora e provedora de informações, dados, estatísticas, estudos e pesquisas para os mercados financeiro e de capitais, bem como investindo na educação e certificação dos profissionais de mercado.