Mulheres planejam investir mais em 2025: segurança financeira e aumento do poder de consumo são as principais motivações
Menos de 10% das mulheres brasileiras (cerca de 6,5 milhões) fizeram investimentos em 2024. É o que mostra a oitava edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha. Entre o público masculino, a proporção foi um pouco mais alta: 14% dos homens (aproximadamente 10,7 milhões) aplicaram seus recursos em produtos financeiros, mantendo a tendência verificada nos últimos anos. Para 2025, entretanto, a perspectiva é que mais mulheres possam ser consideradas investidoras, já que metade daquelas que não alocaram recursos no mercado financeiro em 2024 expressaram a intenção de começar neste ano, em busca, principalmente, de segurança financeira (47%) e aumento do poder de consumo (35%).
Proporção de pessoas que INVESTIRAM em produtos financeiros |
Mulheres |
Homens |
Em 2024 |
8% |
14% |
Em 2023 |
7% |
11% |
Em 2022 |
5% |
10% |
Percentual de mulheres que não investiram em 2024, mas pretendem começar em 2025 |
50% |
Motivações para INVESTIR em 2025 - |
|
Ter segurança financeira |
47% |
Poder consumir |
35% |
Abrir/ aumentar negócio (empresa) |
6% |
Melhorar a qualidade de vida/ conforto |
3% |
Investir na saúde |
4% |
Motivos pessoais |
2% |
Não sabe/ não tem motivo |
3% |
"A proporção de mulheres investidoras tem crescido ao longo das últimas edições do Raio X. A democratização da conversa sobre dinheiro nas mídias sociais e um esforço grande de desmistificar as finanças explicam parte deste movimento. Ainda assim, a parcela do público feminino que investe é bem inferior a do masculino, o que mostra que temos ainda um caminho longo a percorrer para promover a maior participação das mulheres em várias dimensões do mundo das finanças", diz Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
Entre as mulheres que não investiram em 2024, o principal motivo apontado foi a falta de condições financeiras (83%). Apenas 5% indicaram não ter interesse e outras 5% citaram não ter conhecimento ou informações suficientes para usar os produtos de investimento. Situação similar entre os homens, com 78% deles justificando a atitude pela falta de condições financeiras.
Mulheres |
Homens |
|
Falta de condições financeiras |
83% |
78% |
Falta de interesse |
5% |
8% |
Falta de conhecimento/ informações |
5% |
4% |
Insegurança |
4% |
5% |
Baixo rendimento/ não vale a pena investir |
2% |
2% |
Não sabe |
4% |
3% |
Segurança também é atribuída pelas atuais investidoras como principal vantagem em aplicar o dinheiro nos produtos financeiros
Cerca de 33% das mulheres brasileiras (27 milhões) são investidoras, considerando aquelas que alocaram recursos em 2024 e as que mantêm ativas aplicações feitas em anos anteriores. Entre os homens, usando os mesmos critérios, 41% são investidores (31,2 milhões de indivíduos). A segurança é a vantagem mais apontada por ambos os gêneros para investir, principalmente entre elas (44%) - e, como já citado, a segurança também é o motivador das mulheres que pretendem começar a investir em 2025. A possibilidade de obter retorno com a aplicação do dinheiro é o segundo maior benefício indicado, com 28% das respostas femininas.
Proporção de pessoas INVESTIDORAS |
Mulheres |
Homens |
33% |
41% |
|
Principais VANTAGENS para investir - |
||
Segurança financeira, com a possibilidade de juntar uma reserva |
44% |
42% |
Retorno financeiro que pode obter com a aplicação do dinheiro |
28% |
31% |
Poder retirar o dinheiro sem prejuízo em caso de necessidade |
10% |
6% |
Economizar/ não gastar com coisas desnecessárias/ não perder o controle dos gastos |
4% |
3% |
Nenhuma vantagem |
4% |
6% |
Não sabe |
5% |
3% |
“A independência financeira está muito associada à sensação de segurança que os investimentos podem proporcionar. Embora seja um fator priorizado por todas as pessoas, a tranquilidade em ter uma reserva de recursos é mais valorizada pelas mulheres em todas as edições do Raio X”, explica Billi.
Mulheres buscam a interação pessoal para decidirem sobre investimentos
As mulheres investidoras preferem falar pessoalmente com gerentes ou especialistas de instituições financeiras para decidirem sobre seus investimentos: é a escolha de 30% das entrevistadas, contra 22% dos homens. O aconselhamento com amigos e parentes vem na sequência, com 19%.
Principal MEIO para decidir o produto de investimento |
|
|
|
MULHERES |
HOMENS |
Falar pessoalmente com gerente/ assessor(a) de investimentos |
30% |
22% |
Falar com amigos(as)/ parentes |
19% |
14% |
Acessar aplicativos de bancos e corretoras |
12% |
14% |
Acessar sites de notícias |
8% |
11% |
Acessar conteúdos de Finfluencers (influenciadores de finanças) |
6% |
9% |
Falar à distância com gerente/ assessor(a) de investimentos (por telefone ou online) |
5% |
6% |
Acessar portais, fóruns de investimento e blogs |
3% |
4% |
Acessar internet/ Google/ redes sociais |
1% |
2% |
Não sabe ou não busca |
12% |
10% |
Caderneta de poupança perde espaço, mas ainda é a principal escolha das investidoras
Embora seja o produto financeiro mais usado pela população brasileira, a adesão à caderneta de poupança recuou dois pontos percentuais entre o público feminino em 2024 (de 26%, em 2023, para 24%). Os títulos privados continuaram em segundo lugar na escolha das mulheres investidoras, com leve crescimento de 4%, em 2023, para 5% em 2024. Fundos de investimento (3%), imóveis (2%), moedas digitais/criptoativos (2%) e planos de previdência privada (2%) apareceram na sequência. Já produtos como ações, títulos do Tesouro Direto e moedas estrangeiras ficaram todos no patamar de 1% em 2024.
Tipos de investimentos que utilizam – MULHERES |
2024 |
2023 |
Caderneta de poupança |
24% |
26% |
Fundos de investimento |
3% |
3% |
Títulos privados |
5% |
4% |
Moedas digitais/ criptomoedas/ criptoativos |
2% |
2% |
Ações na bolsa de valores |
1% |
1% |
Compra e venda de imóveis/ imobiliário |
2% |
3% |
Guarda o dinheiro em casa/ no colchão |
2% |
3% |
Títulos públicos via tesouro direto (pré-fixados, pós-fixados e de inflação) |
1% |
1% |
Plano de previdência privada |
2% |
2% |
Moedas estrangeiras |
1% |
0 |
Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro
Esta é a oitava edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre os dias 4 e 22 de novembro de 2024, com abordagem pessoal e aplicação de questionário estruturado em tablet, com 5.846 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.