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Mais da metade dos brasileiros tomaram alguma atitude para cobrir gastos emergenciais

Afetada pela diminuição no orçamento, mais da metade da população brasileira (55%) precisou tomar alguma atitude para cobrir seus gastos emergenciais, em um patamar semelhante a 2021 (54%). Os dados são da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha.

Entre os entrevistados, 41% afirmaram que tiveram que retirar dinheiro de aplicações financeiras ou outras reservas no ano passado, 29% pediram empréstimos e/ou usaram o cheque especial e/ou rotativo do cartão e 14% venderam algum bem. Na comparação com 2021, o destaque vai para o aumento de 3 pontos percentuais no índice dos que optaram pelo empréstimo/cheque especial/rotativo do cartão.

Na análise por classes sociais, houve alta no percentual de pessoas da DE que precisaram tomar alguma iniciativa nesse sentido, passando de 45% (2021) para 51% (2022). Para Marcelo Billi, superintendente de Educação da ANBIMA, os dados apresentados na pesquisa refletem o cenário adverso pós-pandemia que a maioria das famílias brasileiras enfrentou.
 
“O ano de 2022 ainda foi um período de desafios: vimos novamente muitas pessoas que tiveram perda de renda em suas famílias e buscaram formas de readequar o orçamento. Entretanto, preocupa o aumento na procura por produtos financeiros que possuem taxas mais altas de juros, como o cheque especial e o rotativo do cartão. Por isso, a educação financeira é tão importante. Com mais conhecimento sobre os produtos, é possível fazer melhores escolhas e pagar menos juros”.

Perda de renda
A pesquisa mostrou ainda que, em 2022, houve mais perda de renda (43%) do que aumento de renda (25%) nos domicílios brasileiros. As classes DE foram as que mais apresentaram perda, chegando a 52%, seguidas da C, com 44%.   


Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro
Esta é a sexta edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram presencialmente entre 9 e 29 de novembro de 2022, de forma presencial, com 5.818 pessoas das classes AB, C e DE, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. 

Sobre a ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.