Letras financeiras com vencimento em um ano fecham dia com remuneração entre 0,5% e 1,1%
São Paulo, 10 de outubro de 2023 - O primeiro dia de cálculo de remuneração das letras financeiras registrou taxas entre 0,5% e 1,1% dos papéis com vencimento em um ano. Na noite de ontem (9), começamos a divulgar taxas de remuneração para quatro classes de letras, ampliando nosso rol de ativos precificados.
Antes, elas não tinham uma referência no mercado, agora, divulgamos taxas indicativas para auxiliar tanto as empresas, com um parâmetro para marcação a mercado, quanto o investidor, com transparência de preço. “Esse é um passo importante em direção ao amadurecimento do mercado de renda fixa. Nos últimos anos, temos trabalhado para auxiliar no fomento deste segmento por meio da divulgação de informações, mantendo o investidor no cerne das discussões” explicou Luiz Masagão, presidente do nosso Fórum de Negociação.
A princípio, foram selecionadas 14 instituições que poderiam contribuir com o envio de dados diariamente, seguindo diversos critérios fundamentais para garantir uma precificação justa e condizente com a realidade do mercado. Um deles é o envio de taxas médias de compra e venda de letras negociadas no mercado secundário.
Dentre as instituições que reportam os dados estão corretoras de valores mobiliários, tesourarias de bancos e gestores e administradores de fundos.
Resultado
Para as letras com vencimento em um ano, as taxas de compra ontem (9) tiveram mínima de 0,5%, e máxima de 1,2%. Já as taxas de venda marcaram dados entre 0,4% e 1%.
Elas são publicadas diariamente no ANBIMA Data por volta das 20h, onde também ficam registrados os resultados dos últimos cinco dias.
Além destes dados, também precificamos uma série de ativos: títulos públicos, debêntures, CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) e índices.
A ampliação da lista de ativos precificados integra a agenda de Serviços do ANBIMA em Ação, conjunto de medidas eleitas como prioritárias para o biênio 2023-24.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.