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Investidores miram principalmente a compra da casa própria, mas outras opções ganham relevância como destino do dinheiro aplicado

O principal destino do dinheiro aplicado pelos investidores continua sendo a casa própria com 30% da preferência em 2022, em um patamar semelhante ao de 2021 (29%), de acordo com a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro. Em seguida aparece manter o dinheiro aplicado (21%), também em linha com o ano anterior (20%), mas a pesquisa realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha mostra que outras opções estão ganhando relevância. 

A escolha pela compra de um veículo subiu de 8% para 11% nessa mesma base de comparação, com destaque para a elevação de quatro pontos percentuais nas classes C e D/E, onde atingiu 12% e 9%, respectivamente. Fazer viagens/atividades de lazer também aparece agora com 11% na preferência nacional, ante 7% anteriormente. 

Já usar o dinheiro para se preparar para a aposentadoria alcançou 10%, em um patamar ainda maior na classe A/B (14%), e investir em um negócio próprio também atingiu 10%, com destaque para a classe D/E (11%).

“O sonho de ter o próprio imóvel ainda é majoritariamente o principal motivo pelo qual os brasileiros dizem poupar e investir. Mesmo a proporção de pessoas que investe em imóveis é alta em comparação a outras alternativas de investimento. Pesquisas qualitativas que já realizamos mostram a preferência das pessoas por opções que elas avaliam conhecer bem e que são concretas, que elas podem entender e enxergar com clareza e o caso dos imóveis é um exemplo claro disso”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Educação da ANBIMA. 

“Mas é importante notar a alta na proporção de pessoas que diz investir para poder viajar ou usufruir de momentos de lazer. Esse pode ser um traço da valorização de experiências relacionadas à qualidade de vida no pós-pandemia”, completa. 

Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro
Esta é a sexta edição da pesquisa Raio X do Investidor, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre 9 e 29 de novembro de 2022, de forma presencial, com 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. Essa iniciativa integra a agenda de Educação do ANBIMA em Ação, conjunto de prioridades elencadas para o biênio 2023/2024.
 

Sobre a ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.