Blockchain é tecnologia essencial na transformação digital sustentável do mercado, diz ANBIMA
São Paulo, 12 de junho de 2024 - Eric Altafim, diretor da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), disse, durante a Sustainability Week 2024, que duas tecnologias podem fazer a diferença no processo de transformação digital dos mercados financeiro e de capitais: blockchain e, dentro dela, a tokenização de ativos.
“Fazer a transformação digital não é digitalizar o processo; a liderança precisa estar ciente do que as tecnologias são capazes de oferecer para combinar com seus negócios e fazer uma transformação verdadeira. Quando olho para o mercado de capitais, a blockchain vai permitir fazer uma desintermediação mais forte, baratear os custos do processo”, disse Altafim. “Precisamos combinar as visões de negócios e de tecnologia para que existam processos verdadeiramente transformacionais.”
O evento, organizado pelo BID Invest com apoio da ANBIMA, é um dos principais de sustentabilidade na América Latina e Caribe e está acontecendo em Manaus até o dia 13. Altafim participou de painel ao lado de Daniel Maeda, diretor da CVM; Carolina Rivas, CIO da Tembici; David Brogeras, head de Digital Transformation Advisory Services no IDB Invest; e Bernardo Srur, CEO da ABCripto.
“A tokenização é uma tecnologia que, bem estruturada, é mais barata e dá mais transparência, pois o regulador verá todas as informações lá dentro. Ela permite acessar clientes menores e fazer a tão sonhada democratização do mercado de capitais. Isso é usar a tecnologia para resolver uma dor do mercado”, complementa o executivo.
O evento está sendo transmitido online pelo YouTube do BID Invest.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.