ANBIMA leva educação financeira a escolas públicas de SP durante a Global Money Week
Durante a próxima semana, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) levará conceitos de planejamento financeiro para as salas de aula de cinco escolas públicas de São Paulo. A iniciativa faz parte da 12ª edição da Global Money Week, campanha mundial de promoção da educação financeira a crianças e jovens, realizada entre 18 e 24 de março.
Alunos e alunas do Ensino Médio participarão do jogo “Missão Multiplicando o Futuro”, conduzido por funcionários voluntários da ANBIMA em parceria com representantes da instituição Multiplicando Sonhos. Divididos em grupos, os jovens vivenciarão situações cotidianas da personagem fictícia Safira e deverão ajudá-la na tomada das melhores decisões financeiras. “É uma forma lúdica de os estudantes aprenderem conceitos de finanças pessoais, em um jogo que apresenta noções básicas sobre o uso do dinheiro, capacidade de poupança e investimento”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
A comunidade escolar, incluindo docentes e funcionários dos colégios, também será envolvida na ação, com clínicas financeiras e consultorias individuais oferecidas em parceria com a Planejar, associação que reúne planejadores financeiros com a certificação CFP® no Brasil. “A estratégia de responsabilidade social da ANBIMA está orientada a projetos de educação financeira, como o que levamos para a Global Money Week. O objetivo é a conscientização e o empoderamento da sociedade por meio do conhecimento”, conclui Billi.
A ANBIMA participa ainda da abertura da Global Money Week, que acontece na segunda-feira, 18, na sede da B3, na capital paulista. Por lá, adolescentes convidados poderão participar de uma versão em tamanho real do jogo Missão Multiplicando o Futuro, com direto a entrega de medalhas para o grupo vencedor.
Sobre a Global Money Week
Em sua 12ª edição, a Global Money Week é uma iniciativa global da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para a promoção da educação financeira de crianças e jovens. A campanha acontece anualmente e, no Brasil, é coordenada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), com a participação de diversas instituições do mercado financeiro, como a ANBIMA.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.