ANBIMA em Ação: entidade aumentará a oferta de serviços ao mercado com iniciativas nas áreas de produtos analíticos, certificação e precificação
Ampliar a oferta de serviços ao mercado é uma das metas da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para o biênio 2023/24. Isso deve acontecer por meio de iniciativas que envolvem dados e produtos analíticos, precificação, comunicação com os associados, certificação e qualificação profissional. Os projetos fazem parte do ANBIMA em Ação, nova nomenclatura dada ao planejamento estratégico da entidade.
“Oferecemos uma ampla gama de serviços para o mercado e é importante que eles estejam em constante evolução, acompanhando as principais tendências e as necessidades dos players e dos investidores”, afirma Zeca Doherty, superintendente-geral da ANBIMA.
A centralidade no investidor é um premissa que norteia todo o planejamento estratégico da Associação. Isso significa um olhar atento às necessidades do investidor de forma transversal, permeando todas as iniciativas lideradas pela ANBIMA. Isso vai desde a construção da regra, na autorregulação, passando pelas certificações, até a supervisão, cujo plano de trabalho privilegia o monitoramento de aspectos que são mais potencialmente danosos para o investidor.
No campo da qualificação dos profissionais de mercado, por exemplo, os conteúdos das certificações devem ser aprimorados. As provas passarão a incluir questões relacionadas à ética, conduta e soft skills. Outra diretriz é fazer das certificações um processo de educação continuada, por meio do qual os profissionais possam acumular especializações. A ANBIMA já caminha nesta direção com o ANBIMA Edu, plataforma de educação inovadora da Associação, que tem como foco a experiência de aprendizagem digital focada na conquista de microcertificações (como são chamados os cursos dentro do aplicativo).
Na área de dados e produtos analíticos, o desafio é prover informações passíveis de customização para os associados. “Isso reforça o papel da ANBIMA como maior provedora de dados sobre fundos e mercado de capitais do Brasil”, afirma Doherty. A atividade de precificação também deve ser ampliada, com a inclusão de novos ativos, a começar pelas letras financeiras.
A agenda de serviços da Associação ainda inclui iniciativas para aperfeiçoar a comunicação com os associados e continuidade das ações visando estreitar o relacionamento com os influenciadores digitais que falam sobre investimento.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.