ANBIMA e CVM ampliam acordo de cooperação para iniciativas de educação, sustentabilidade e inovação financeira
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) acabam de ampliar o escopo do acordo de cooperação técnica que mantêm desde agosto de 2020. Além das iniciativas de educação, em vigor atualmente, serão lideradas conjuntamente ações voltadas à sustentabilidade e inovação financeira.
Alinhadas a tendências globais, as entidades têm o objetivo de fomentar as finanças sustentáveis no Brasil, estimulando a formação de poupança, o desenvolvimento de uma cultura de investimento e o bem-estar financeiro da população. Neste sentido, estão previstas a produção e a divulgação de conteúdos educacionais (incluindo temas de inovação), a realização de estudos e pesquisas, a promoção de eventos, entre outros projetos.
“Os temas que fazem parte do nosso acordo com a CVM são de enorme relevância e urgência para a sociedade. Unindo forças, inclusive com outras instituições do mercado financeiro alinhadas aos mesmos propósitos, poderemos avançar mais rapidamente nessas agendas”, afirma Carlos André, presidente da ANBIMA.
"O desenvolvimento do mercado de capitais ocorre, inclusive, quando os participantes entendem a importância de suas competências e atribuições, em meio às oportunidades e ao cenário presente. É com satisfação perceber que a parceria existente entre CVM e ANBIMA, ou seja, entre regulador e autorregulador, chega, agora, ao âmbito das finanças sustentáveis e à inovação. Eu tenho sido vocal ao dizer que 'o futuro é verde e digital' e a ampliação do convênio entre as duas instituições demonstra que estamos no caminho certo", diz João Pedro Nascimento, presidente da CVM.
Eventos e campanhas conjuntas estão na agenda
Entre as iniciativas previstas está o lançamento de um encontro de educação e letramento financeiro para o Brasil, em que as principais entidades do mercado se reunirão para compartilhar experiências de projetos educacionais. A primeira rodada deve ocorrer durante a Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana Enef, em maio de 2024. Também é aguardada para o próximo ano mais uma edição da Conferência Internacional de Finanças Sustentáveis e Economia Criativa, no Amazonas.
A ANBIMA passa a colaborar para o Comitê de Sandbox da CVM, que fomenta a criação de negócios inovadores no mercado de capitais, enquanto o órgão regulador participa dos fóruns da Associação voltados à sustentabilidade, inovação e educação. Fazem parte das iniciativas que permanecem em destaque no ano que vem as realizações do Programa TOP de Formação de Professores e do Prêmio Imprensa e as participações de campanhas globais de educação, como a World Investor Week e a Global Money Week.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.