ANBIMA celebra convênio com IPA para fortalecer atuação do mercado de capitais no agronegócio
Celebramos hoje, 29 de agosto, um convênio de cooperação com o IPA (Instituto Pensar Agropecuária) para fortalecer a atuação do mercado de capitais no desenvolvimento do agronegócio. A assinatura aconteceu na sede da entidade, em Brasília.
“O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia e se torna cada vez mais relevante no PIB nacional. A sua expansão requer acesso a mais recursos financeiros e uma das características mais fortes da ANBIMA é justamente essa capacidade de unir pessoas e entidades em torno de um objetivo comum”, afirma Carlos André, presidente da ANBIMA.
O acordo prevê ações conjuntas para ampliar o conhecimento e o acesso a informações sobre o mercado de capitais e os instrumentos privados usados no financiamento do setor agropecuário, com foco nos empresários, nos pequenos e médios produtores rurais, nas cooperativas agrícolas e também nos investidores.
Entre essas iniciativas estão eventos, como seminários e fóruns, e também a elaboração de estudos e pesquisas para a produção de conteúdo educacional.
“O agro brasileiro demorou bastante para promover uma relação com o mercado de capitais e o momento é de estreitar esses laços diante da oportunidade existente para o produtor rural em ter acesso a crédito mais barato e para os investidores, como um todo, em terem retorno financeiro. Essa parceria com a ANBIMA possibilita ao produtor ter maior conhecimento sobre esse mercado, dando a ele maior diversidade para o crescimento e, consequentemente, fortalecendo o setor agropecuário brasileiro”, destaca Nilson Leitão, presidente do IPA.
De acordo com os últimos dados do Boletim de Mercado de Capitais da Associação, os instrumentos ligados ao agronegócio, os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e os Fiagros (Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais), captaram R$ 23,4 bilhões nos primeiros sete meses deste ano.
“O acesso a mais instrumentos financeiros impulsiona a modernização das atividades agropecuárias no Brasil e o aumento da produtividade, contribuindo para uma maior competitividade no cenário internacional”, ressalta Carlos Takahashi, vice-presidente da ANBIMA.
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de autorregulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.