O Selic é muito mais que um taxa: é uma infraestrutura estratégica para o funcionamento do mercado financeiro brasileiro.
O Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é onde ficam registrados os títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. É nele também que são realizadas todas as transações feitas com esses papéis: tanto as que envolvem o Banco Central quanto aquelas entre instituições financeiras. Para fazer tudo isso acontecer, o Banco Central e a ANBIMA mantêm um convênio de cooperação operacional desde a década de 1970.
Pensar em soluções inovadoras é parte do DNA do Selic, que já nasceu unindo o conhecimento especializado da ANBIMA sobre o mercado financeiro à visão do Banco Central como autoridade reguladora.
Para saber mais sobre essa parceria, confira os conteúdos abaixo.
-
O CONVÊNIO Cuidar do Selic é dar vida a um sistema que provê serviços críticos, lida com informações sigilosas e funciona sem interrupções, com um altíssimo índice de disponibilidade.
Desde 1979, a colaboração entre a ANBIMA e o BC vem proporcionando a inovação permanente desse sistema, que é parte fundamental da evolução do próprio mercado financeiro brasileiro.
Essa parceria se torna realidade por meio de um acordo de cooperação operacional entre o Banco Central, representado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto), e a ANBIMA. Esse convênio tem como objetivo o funcionamento e o aprimoramento do sistema Selic. Na prática, isso se traduz principalmente no fornecimento de infraestrutura tecnológica e serviços especializados.
-
AS PESSOAS Para fazer tudo isso acontecer, é preciso mais do que tecnologia: é fundamental contar com as pessoas do Selic.
São quase 200 colaboradores, entre funcionários contratados pela ANBIMA e servidores do Banco Central, que atuam lado a lado para manter o sistema funcionando, sem falhas, e desenvolver as melhorias necessárias para acompanhar a evolução constante do mercado. As equipes trabalham juntas no edifício do Banco Central, no Rio de Janeiro.
-
WEBSÉRIE: CONHEÇA O SELIC “Senta que lá vem história”
Com o início do open market no Brasil, nos anos 1970, era preciso estimular o mercado e oferecer uma solução para tornar as negociações 100% digitais.“Filho de peixe”
A taxa Selic é calculada com base em transações com títulos públicos que são realizadas no sistema Selic.“Que se faça a luz”
O Selic é uma infraestrutura fundamental para o funcionamento do mercado financeiro: é nele que são feitas as transações com títulos públicos federais.“Eureca!”
A inovação não precisa ser complexa, mas eficiente. No Selic, inovar com simplicidade é parte do nosso DNA. -
DOCUMENTÁRIO: AS HISTÓRIAS DE UM SISTEMA Buscamos depoimentos das pessoas que fizeram a história do Selic desde sua criação e ao longo das décadas em que o sistema foi se aperfeiçoando para acompanhar a evolução do mercado financeiro brasileiro.