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  • A 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro trouxe boas notícias sobre o comportamento da população com suas finanças após os efeitos negativos dos anos mais críticos de pandemia. A pesquisa feita anualmente em parceria com o Datafolha mostrou mais disposição das pessoas para economizar e para investir e também um interesse maior em conhecer produtos financeiros. E o período de isolamento social acelerou a transformação digital que já vinha ocorrendo.

    Confira abaixo alguns destaques do estudo que ouviu 5.818 pessoas com 16 anos ou mais de todas as classes sociais nas cinco regiões do país, com recortes também por geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridade. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

    Para saber mais, basta baixar o relatório do levantamento e/ou os dados brutos disponíveis nesta página especial. Boa leitura!

  • Mais brasileiros conseguiram economizar

    A pesquisa mostrou que 32% dos brasileiros conseguiram economizar em 2022, um acréscimo de 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior e com elevação em todas as classes sociais. Diminuir os gastos ou deixar de sair continuou sendo a atitude mais tomada (44%), mas vale ressaltar que as formas de guardar dinheiro foram mais diversificadas do que em 2021, com mais menções às outras opções.

    Teve quem evitou compras desnecessárias, controlou as despesas, com um planejamento maior, ou guardou uma parte do salário mensal. E há quem tenha pesquisado para comprar mais barato ou evitado fazer dívidas.

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  • Tendência de diversificação da carteira

    A caderneta de poupança continua sendo o produto financeiro mais utilizado pelos brasileiros, com 26% de preferência, mas a pesquisa também captou um movimento importante de diversificação da carteira de investimentos.

    Em 2022, na comparação com 2021, mais pessoas declararam investir seu dinheiro em outros tipos de aplicações, como fundos, títulos privados, moedas digitais e previdência privada. Interessante notar também que o percentual da população que não conhece ou não utiliza nenhum tipo de investimento teve uma queda significativa, recuando de 66% para 58% nessa mesma base de comparação.

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  • O futuro é digital

    A digitalização ganha cada vez mais espaço no universo dos investimentos. Em 2022, o percentual de investidores que declararam usar os aplicativos dos bancos como principal meio para realizar as aplicações atingiu 43%, dez pontos percentuais a mais do que no ano anterior. Com isso, essa opção ultrapassou a ida pessoalmente ao banco, que ocupava o primeiro lugar até então e recuou para 38% das menções.

    Quem lidera esse movimento são os mais jovens, que em sua maioria preferem usar seus celulares para realizar suas operações financeiras. A preferência pelo aplicativo do banco, por exemplo, chegou a 64% na geração Z (16-25 anos) e a 57% entre os millennials (26 a 40 anos).

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  • Número de investidores em trajetória de alta

    O percentual de brasileiros que investem seu dinheiro em produtos financeiros passou de 31%, em 2021, para 36% em 2022 --e esse novo patamar equivale a cerca de 60 milhões de brasileiros.

    A ampliação ultrapassou a projeção feita para o período, que era um acréscimo de 3%, e foi observada em todas as classes sociais e em todas as faixas etárias. Na análise por gênero, a proporção de investidores chegou a 33% entre as mulheres e a 40% entre os homens.

    Para 2023, a previsão continua sendo positiva, com uma nova alta de 5 pontos percentuais, o que corresponderia a um aumento de 9 milhões de pessoas no universo dos investimentos.

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