A Resolução 175, nova regulação de fundos de investimento, foi publicada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 23 de dezembro de 2022 e marca uma profunda mudança no setor. A norma consolida e simplifica o arcabouço regulatório dos fundos ao substituir a Instrução CVM 555 e outras 38 normas, reduzindo o espaço para divergências de interpretação e aumentando a segurança jurídica. As mudanças destravam obstáculos para o avanço da indústria de fundos e aproximam o Brasil de mercados internacionais mais maduros.
Construída em formato inovador, a Resolução 175 possui um corpo único com regras gerais para a indústria e é complementada por anexos normativos, que tratam de classes específicas de fundos. Grande parte dos anexos já foram publicados, entre eles os de FIFs (Fundos de Investimento Financeiro), FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), ETFs (Fundos de Investimentos Negociados em Bolsa),
FIPs (Fundos de Investimento em Participações) e FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário).Atenção:
Novos prazos de adaptação à 175!A 175 entrou em vigor no dia 2 de outubro de 2023. Ela está valendo para todos os tipos de fundos de investimento e também para os anexos normativos.
Em março deste ano, a CVM deu mais tempo para o mercado se adaptar à norma. O regulador prorrogou a implementação das próxima fases da regra, conforme o cronograma ao lado.
Com a mudança, o prazo final de adaptação de todo o setor à 175 também foi alterado, passando de 31 de dezembro de 2024 para 30 de junho de 2025.
O gestor de FIFs foi equiparado ao administrador como prestador de serviços essenciais. Dessa forma, os dois poderão constituir e registrar fundos e serão responsáveis pela contratação dos demais prestadores de serviços, cada um dentro da sua esfera de atuação.
A nova norma delimita de forma mais precisa as atribuições de cada um. Baixe o e-book para entender quais obrigações são exclusivamente do gestor nos fundos de investimento:
Está no ar o nosso novo e-book sobre a Resolução CVM 175, dessa vez focado nos fundos estruturados.
É um guia completo para gestores e administradores entenderem, de forma clara e prática, as principais mudanças que a nova regulamentação de fundos trouxe para FIDCs, FIIs e FIPs.
Com a implementação da Resolução 175, o gestor ficou responsável pela contratação dos distribuidores para a venda de seus fundos.
Para auxiliar o mercado nessa nova dinâmica, criamos um guia com textos que podem servir de referência para a celebração de contrato entre esses prestadores de serviços.
Debates sobre a 175
Fala, CVM: nova regulação de fundos
No começo de 2023, fizemos um super evento sobre os impactos da Resolução 175 para prestadores de serviços e investidores. Realizado em parceria com a CVM, o debate contou com a participação do presidente da autarquia e de membros da equipe responsável pela formulação da norma, além das nossas lideranças. Quer mergulhar nas novas regras? Dê o play!
Fala, CVM: implementando a 175
Em junho de 2023, realizamos a segunda edição do evento. Desta vez, focamos na adaptação da indústria de fundos à norma e nos anexos normativos editados pela CVM (FII, FIP, ETF, entre outros). Novamente, as lideranças da autarquia nos ajudaram a responder as principais dúvidas do mercado. Se você atua na indústria de fundos, não deixe de assistir!
Fala, CVM: transparência da remuneração na 175
Em junho de 2024, realizamos um evento para discutir com o regulador as novas regras da Resolução 175 sobre transparência na remuneração dos prestadores de serviços de fundos. O debate contou com a participação de Daniel Maeda, diretor da CVM e Marco Velloso, superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da autarquia.
Sabe como a ANBIMA atuou no desenvolvimento da nova regulação?
-
Grupo de trabalho com 130 profissionais de 62 empresas discutiu a regra por quase dois anos.
-
Reuniões e alinhamentos periódicos com o regulador e o mercado.
-
Cerca de 600 páginas de comentários e sugestões enviados durante a audiência pública, que teve recorde de participação do mercado.
-
Após a publicação da norma, a ANBIMA formou outros grupos de trabalho dedicados a mapear os impactos e a implementação da nova regra.
-
-
Resolução CVM 175: conheça o marco regulatório de fundos e os anexos de FIFs e FIDCs
-
Resolução CVM 181: veja a primeira norma retificadora
-
Resolução CVM 184: confira os anexos normativos de ETFs, FIPs e FIIs
-
Resolução CVM 187: confira as alterações na regra geral e nos anexos
-
Ofício circular CVM/SIN 01/23
-
Ofício circular CVM/SIN 02/23
-
Ofício Circular Conjunto CVM/SIN/SSE 2/2023
-
Ofício Circular CVM/SIN 6/2023
-
Ofício Circular CVM/SSE 8/2023
-
Ofício Resolução CVM 200
-
Ofício Circular CVM/SIN 1/2024
-
Ofício Circular CVM/SIN 2/2024
-
Ofício Circular CVM/SIN 3/2024
-
Ofício Circular CVM/SIN 5/2024
-
Ofício Circular CVM/SIN 6/2024
-
Ofício-Circular nº 7/2024/CVM/SIN
-
Com a entrada em vigor do marco regulatório da Resolução 175 que introduz classes e subclasses nos fundos, nossos sistemas de envio e consulta de dados sobre esses produtos passaram por mudanças.
Para auxiliar as instituições neste momento de transição, preparamos esse material com respostas às principais dúvidas sobre o tema.
-
Comunicados sobre o Hub ANBIMA Para facilitar e otimizar o envio de dados com as mudanças decorrentes da Resolução CVM 175, estamos desenvolvendo uma plataforma, em parceria com a RTM, para substituir o Site Fundos. A partir de abril de 2024, o reporte de dados de registro, alteração, encerramento, patrimônio líquido e cota dos fundos de investimento será feito por esse sistema.
Instituições que seguem o Código de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros poderão enviar as informações via tela, arquivo (para PL e cota) e via integração (API).
Envio via tela
Os usuários terão uma experiência mais fluida, com regras de preenchimento de campos bem definidas para otimizar a inserção dos dados.
Home da plataforma
Tela de registro de fundo
Tela de envio de PL e cota
Envio via upload de arquivo
Será possível consolidar todos os envios de PL e cota dos fundos do mesmo administrador em um único documento que será encaminhado via plataforma com o layout disponibilizado neste link: https://anbi.ma/pCLVMD.
Envio via integração (API)
Outra opção para o envio de dados em lote. A documentação da API de PL e Cota já está disponível no site https://anbi.ma/pCLVMD e, em breve, também estará a de registro, alteração cadastral e encerramentos de fundos.
Vale ressaltar que essas mudanças entram em vigor em abril e as documentações disponibilizadas ainda podem ter alterações. Até lá, o envio de dados permanece via APIs atuais e pelo Site Fundos.
Daqui para frente, vamos ter comunicados periódicos informando as atualizações sobre cada etapa do desenvolvimento da nova plataforma, sempre com canal aberto com a nossa área de TI. As dúvidas podem ser enviadas para fundos175@anbima.com.br.
ANBIMA Feed
Assim como o envio, a disponibilização dos dados também será impactada pela Resolução 175 e, por isso, o ANBIMA Feed terá ajustes. Os contratos de integração foram atualizados e já estão disponíveis no site Developers para consulta. Também neste caso, a versão disponibilizada é uma prévia da documentação e poderá ter alterações até abril de 2024.
Para facilitar o registro, a alteração cadastral e o encerramento de fundos de investimento, na nova plataforma que estamos desenvolvendo em parceria com a RTM será possível realizar todas essas ações via integração (API). A documentação necessária pode ser conferida em https://anbi.ma/pCLVMD, assim como a referente a da API de PL e Cota, que já estava disponível desde o início do mês no mesmo link.
A partir de abril de 2024, o envio de dados de registro, alteração, encerramento, patrimônio líquido e cota dos fundos será feito por esse novo sistema, que vai otimizar o reporte de dados com as mudanças decorrentes da Resolução CVM 175.
Também já é possível conferir as alterações nos campos para adequação à nova estrutura de fundos prevista na Resolução 175. Na planilha disponível em https://anbi.ma/2TJCQR, estão os campos que farão parte do registro por nível hierárquico (estrutura da casca, classe e subclasse) e suas regras de preenchimento.
Vamos ter comunicados periódicos informando as atualizações sobre cada etapa do desenvolvimento da nova plataforma, sempre com canal aberto com a nossa área de TI. As dúvidas podem ser enviadas para fundos175@anbima.com.br.
Recentemente, comunicamos o mercado sobre a criação do Hub ANBIMA, plataforma que substituirá exclusivamente o Site Fundos no envio de dados diários sobre fundos para a ANBIMA.
Diante de algumas dúvidas sobre o recebimento das informações diárias por meio do Sistema Galgo, reforçamos que o Hub ANBIMA não trará nenhum impacto para os usuários do Sistema Galgo, que continuarão o reporte de dados por este canal. O Hub ANBIMA será utilizado apenas pelas instituições que hoje reportam os dados pelo Site Fundos.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fundos175@anbima.com.br.
As instituições que utilizam o Site Fundos já podem inscrever as suas equipes para que participem dos testes no ambiente de homologação do Hub ANBIMA. A nossa nova plataforma substituirá o Site Fundos para o envio de informações sobre registro, alteração, encerramento, patrimônio líquido e cota dos fundos de investimento. Conforme divulgado anteriormente, o Hub ANBIMA entrará em operação a partir de abril de 2024, em conjunto com o próximo marco de ativação da RCVM 175.
As instituições têm até 15 de janeiro de 2024 para preencher o formulário de inscrição, indicando quais colaboradores farão os testes e quais tipos de permissão eles necessitam, detalhadas no formulário., detalhadas no formulário.
Os testes às diferentes funcionalidades do Hub ANBIMA serão disponibilizados por módulos. O primeiro módulo será referente ao registro dos fundos (via tela e API) e ao envio de PL e cota (via tela, arquivo e API). Ele será disponibilizado até o início de fevereiro, com data a ser confirmada em novo comunicado na primeira quinzena de janeiro.
É importante ressaltar que o Site Fundos continuará a ser utilizado pelas instituições para o envio de dados de CRIs e de formulários dos rankings e estatísticas.
Para conferir os comunicados anteriores sobre o Hub ANBIMA, clique aqui.
Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail fundos175@anbima.com.br.
Paralelamente ao desenvolvimento do Hub ANBIMA – nossa nova plataforma para o envio de informações sobre fundos de investimento –, estamos promovendo ajustes em outras frentes para contemplar as mudanças trazidas pela Resolução 175.
Códigos de fundos
Visando atender à nova estrutura dos fundos, adotamos um padrão de código que se aplicará tanto aos novos registros quanto aos fundos já ativos a partir de 1° de abril de 2024. A mudança incluirá fundos que ainda não estiverem adaptados à nova resolução fundos – e, neste caso, serão considerados fundos de classe única.
O novo código será alfanumérico e terá 11 caracteres. Começará com uma letra que representa a estrutura hierárquica (F para fundo casca, C para classe e S para subclasse) e será seguido por 10 dígitos. Os fundos estruturados também terão códigos em todos os níveis hierárquicos a partir de agora, com regras específicas.
Formulários do ranking
Mesmo após abril de 2024, o Site Fundos (fundos.anbima.com.br) continuará recebendo informações dos formulários de rankings e estatísticas. Haverá, entretanto, algumas alterações nos formulários para adequá-los à Resolução 175. A chave identificadora, por exemplo, passará a ser o CNPJ da instituição, e alguns campos mudarão de nome.
Baixe os formulários atualizados:
Gestores de Patrimônio
Ranking Global
Controladoria Ativo
Controladoria Passivo
Custódia
Private Banking
Varejo
Segmento de Investidor (Patrimônio Líquido)
Segmento de Investidor (Número de Contas)Criamos um documento que será atualizado periodicamente com informações detalhadas sobre as alterações realizadas. Ele estará disponível no link http://anbi.ma/mudancas-175.
Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail fundos175@anbima.com.br.
O ambiente de testes do Hub ANBIMA será aberto no dia 18 de março. Este é mais um passo rumo ao lançamento da nossa nova plataforma para envio de informações sobre fundos de investimento, em linha com a Resolução CVM 175. Acompanhando a prorrogação da norma pelo regulador, a estreia do Hub ANBIMA também foi postergada e não acontecerá mais em abril. Em breve, comunicaremos a nova data de lançamento.
Nesta primeira etapa de testes, vamos disponibilizar as funcionalidades de envio de informações sobre patrimônio líquido e cota (via tela, arquivo e API) para fundos já cadastrados em nossa base (estoque). Se a sua instituição já está inscrita no piloto, receberá no e-mail cadastrado, no dia 18, as instruções para acessar o ambiente de homologação.
E a boa notícia é que caso a sua empresa tenha se interessado em participar agora, nós reabrimos as inscrições para o piloto. Basta preencher o formulário, indicando quais colaboradores farão os testes e os tipos de permissão que necessitam. Conforme as inscrições forem sendo feitas, novos acessos serão concedidos semanalmente.
Manuais disponíveis
Mesmo que a sua instituição não integre o piloto, é importante que ela comece desde já a se familiarizar com as mudanças e faça as adequações necessárias em seus sistemas. Assim, a transição entre o Site Fundos e o Hub ANBIMA será muito mais fluida e ágil. Por isso, recomendamos a leitura dos manuais abaixo:-
Manual de procedimentos para envio de informes (PL e cota): explica as regras de negócio, estrutura, campos e regras de validação aplicadas em cada informe
-
Manual do usuário do HUB ANBIMA para registro e PL e cota: apresenta as funcionalidades e um passo-a-passo para executá-las dentro da nova plataforma
Além desses manuais, é importante conhecer a Página do Desenvolver do Hub ANBIMA, que foi recentemente atualizada. Houve mudanças na documentação da API para envio de PL e cota com alteração no layout e domínios de campos e inclusão da documentação sobre autenticação..
Em caso de dúvidas sobre a plataforma, entre em contato com a gente pelo e-mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.
O ambiente de testes do Hub ANBIMA já pode ser acessado. Este é mais um passo rumo ao lançamento da nossa nova plataforma para envio de informações sobre fundos de investimento, em linha com a Resolução CVM 175. Acompanhando a prorrogação da norma pelo regulador, a estreia do Hub ANBIMA também foi postergada e não acontecerá mais em abril. Em breve, comunicaremos a nova data de lançamento.
Nesta primeira etapa de testes, vamos disponibilizar as funcionalidades de envio de informações sobre patrimônio líquido e cota (via tela, arquivo e API) para fundos já cadastrados em nossa base (estoque). Demais funcionalidades, como registro, alteração e encerramento de fundos, serão liberadas posteriormente.
Para ingressar no ambiente de testes, acesse o link https://hubanbima-cert- mercado.rtm.net.br/, e utilize o usuário e a senha temporária que foram enviados no e-mail cadastrado no piloto. Você recebeu essas informações do remetente: suporte.hubanbima@rtm.net.br. Neste primeiro acesso, é importante que você redefina sua senha. Para isso, clique em “Esqueci minha senha”.
Caso a opção seja pelo uso de API, utilize as credenciais enviadas para os e-mails dos usuários apontados como masters pela instituição.
Envio de dados
O envio de informes pela plataforma considera as regras da nova estrutura de códigos de fundos da ANBIMA, que estão descritas neste material. Nele, é possível conferir o de-para do código atual para o novo. Vale ressaltar que os informes devem ser enviados no nível da classe ou subclasse, se ela existir, uma vez que, no ambiente de homologação, todos os fundos, independentemente de já estarem ou não adaptados à Resolução 175, seguem essa estrutura.
A base de homologação foi atualizada com dados de produção do dia 11 de março de 2024, carregando dados desde 2002. Fundos registrados, alterados ou encerrados após essa data não fazem parte da base de homologação disponibilizada.
Manuais
Para facilitar os testes e tornar a transição entre o Site Fundos e o Hub ANBIMA mais ágil, disponibilizamos também os manuais abaixo. Leia os materiais antes de usar a plataforma:-
Manual de procedimentos para envio de informes (PL e cota): explica as regras de negócio, estrutura, campos e regras de validação aplicadas em cada informe
-
Manual do usuário do HUB ANBIMA para registro e PL e cota: apresenta as funcionalidades e um passo-a-passo para executá-las dentro da nova plataforma
Além desses manuais, é importante conhecer a Página do Desenvolver do Hub ANBIMA, que foi recentemente atualizada. Houve mudanças na documentação da API para envio de PL e cota com alteração no layout e domínios de campos e inclusão da documentação sobre autenticação..
Os testes serão realizados em ambiente de homologação. Portanto, todas as informações enviadas serão posteriormente apagadas e não terão validade para fins de registro, alteração, encerramento de fundos ou envio de PL e cota.
Em caso de dúvidas sobre a plataforma e o ambiente de homologação, entre em contato com a gente pelo e-mail suporte.hubanbima@rtm.net.br. A sua opinião é muito importante! Por isso, não deixe também de enviar sugestões de melhorias.
Olá
O Hub ANBIMA já tem data para entrar no ar. Com a prorrogação das próximas fases da Resolução 175 pela CVM,a nossa nova plataforma para envio de informações sobre fundos de investimento será lançada em 1 de outubro. Nesta data, também passam a valer os ajustes que foram feitos nos formulários de rankings e estatísticas, na estrutura dos códigos de fundos, nas APIs do ANBIMA Feed e em produtos de dados para adequá-los às mudanças trazidas pela norma.
Até lá, as instituições devem continuar usando os códigos de fundos e os formulários de rankings atuais para enviar informações pelo Site Fundos. Nada muda também em relação às APIs utilizadas hoje para integração ao ANBIMA Feed e ao envio de dados de CRIs e ofertas.
Formulários de rankings
Para que as instituições fossem se familiarizando com os novos modelos de rankings e estatísticas, disponibilizamos em janeiro deste ano, no nosso site, os formulários já adaptados à 175 de Gestores de Patrimônio, Varejo, Private Banking, Ranking Global, Controladoria Ativo, Controladoria Passivo, Custódia, Segmento de Investidor (Patrimônio Líquido) e Segmento de Investidor (Número de Contas).
Os formulários de Gestores de Patrimônio, Varejo e Private Banking foram atualizados recentemente a fim de ajustar a fórmula para validação de algumas células. Por isso, é importante fazer o download desses materiais novamente. Cabe destacar que as mudanças não alteram os conteúdos dos formulários. Confira o que mudou:
-
Gestão de patrimônio :foi alterado para 45 o valor para validação de contas totalizadoras, antes era 37 (célula de referência: C117).
-
Varejo: o código para classe ou subclasse do fundo passa a ter uma letra e dez dígitos, em linha com o novo tipo de código de identificação dos fundos. Antes, a célula exigia somente 6 números (referência: aba "Preenchimento por Classe ou Sub"). Também foi alterada a fórmula de CNPJ da instituição no campo cadastral (célula de referência: B25).
-
Private Banking: foi ajustada a quantidade de condicionais de verificação para envio do arquivo (célula de referência: D20).
O preenchimento desses formulários é obrigatório para as instituições que seguem nosso Código de Distribuição.
Clique aqui e confira os documentos atualizados e demais comunicados sobre o Hub ANBIMA na página especial da Resolução 175.
Em caso de dúvidas. entre em contato com a gente pelo e-mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.
O Hub ANBIMA continua evoluindo e, em breve, vamos disponibilizar novas funcionalidades para teste. Em abril deste ano, as instituições cadastradas no piloto da plataforma ganharam acesso ao módulo de envio de informações sobre patrimônio líquido e cota (via tela, arquivo e API) para fundos já cadastrados em nossa base (estoque).
Confira abaixo os próximos módulos que serão liberados para teste:
05/08 - Registro, alteração e encerramento de fundos
Estarão disponíveis as funcionalidades de alteração e encerramento de fundos da base histórica já adaptados ao padrão da Resolução 175. Além disso, será possível registrar novos fundos e alterá-los ou encerrá-los. Estes processos poderão ser executados, exclusivamente, via tela. Os testes por meio de API devem ser liberados após outubro.
Neste momento, também não iremos disponibilizar funcionalidades desse módulo que foram impactadas por orientações emitidas recentemente nos ofícios 2 e 3 da CVM.
05/08 - Consultas de fundos
Serão liberadas as funcionalidades de consulta de fundos por status (em rascunho, registrados e em análise) e as principais informações do fundo via tela.
Em breve - Eventos societários
Mais para frente, informaremos a data de início dos testes deste módulo, que permite a execução dos processos de transferência, cisão, fusão e incorporação de fundos.
Como participar
Para ter acesso ao ambiente de testes do HUB ANBIMA, clique aqui e preencha o formulário até o dia 26/07. Inscritos após esta data receberão acesso à plataforma apenas a partir de 19/08.
Se você já acessa o Hub ANBIMA por conta do módulo de PL e cota e quer testar os novos módulos, não há necessidade de preencher novamente o formulário. Você estará automaticamente inscrito.
Acessos e orientações para os testes serão enviados via e-mail para os usuários inscritos.
Manuais
Para facilitar os testes, leia o manual abaixo antes de usar a plataforma:
Manual de procedimento para cadastro de fundos de investimento: traz a descrição dos campos e instruções de preenchimento.
Como complemento a esse material, também disponibilizamos uma planilha atualizada dos campos de cadastro dos fundos.
O Manual do usuário do HUB ANBIMA para registro, alteração e encerramento de fundos, com as funcionalidades e o passo-a-passo para execução desses processos na plataforma, ficará disponível em breve, junto com as instruções para teste deste módulo.
Atenção!
Os novos registros e a base histórica de fundos disponíveis na plataforma consideram as regras da nova estrutura de códigos de fundos da ANBIMA, que estão descritas neste material. Nele, é possível conferir o de-para do código atual para o novo. Vale ressaltar, ainda, que no ambiente de homologação, todos os fundos, independentemente de já estarem ou não adaptados à Resolução 175, seguem essa estrutura.
Ressaltamos, ainda, que os dados disponibilizados no ambiente de testes integram uma base para homologação e, por isso, podem divergir dos dados encontrados em produção.Liberamos hoje, dia 5 de agosto, novos módulos no Hub ANBIMA, nossa plataforma para envio de informações sobre fundos de investimento alinhada à Resolução CVM 175, com previsão de lançamento em 1 de outubro.
A partir de agora, além de enviar informações sobre patrimônio líquido e cota, as instituições que se cadastraram para participar do piloto podem:
-
Fazer o registro de fundos, incluindo fundos monoclasse e multiclasse com ou sem subclasses associadas
-
Alterar e/ou encerrar fundos, tanto os que já integram a base histórica da plataforma como aqueles que venham a ser registrados
-
Consultar fundos cadastrados e suas informações
Será possível simular os workflows de registro, alteração e encerramento de fundos, apontamento de inconsistências, correção pelas instituições e aprovações desses processos.
Caso a sua empresa tenha interesse em participar do piloto, ainda dá tempo! Bastar clicar aqui e preencher o formulário. O acesso à plataforma será concedido a partir de 12/08.
Manuais disponíveis
Mesmo que a sua instituição não integre o piloto, é importante que ela comece desde já a se familiarizar com as mudanças e faça as adequações necessárias em seus sistemas. Assim, a transição entre o Site Fundos e o Hub ANBIMA será muito mais fluida e ágil. Por isso, recomendamos a leitura dos manuais abaixo:
-
Manual de procedimento para cadastro de fundos de investimento: traz a descrição dos campos e instruções de preenchimento.
-
Como complemento a esse material, disponibilizamos também uma planilha atualizada dos campos de cadastro dos fundos.
-
Manual do usuário do HUB ANBIMA para registro, alteração e encerramento de fundos: apresenta as funcionalidades e o passo-a-passo para execução desses processos.
Vale destacar que, neste momento, não estamos disponibilizando funcionalidades do Hub impactadas pelas orientações dos ofícios 2 e 3 da CVM.
Em 1 de outubro, o ,Site Fundos será substituído pelo Hub ANBIMA para cadastro e envio de dados sobre PL e cota de fundos de investimentos. Neste período de transição entre os sistemas, é importante que as instituições se atentem às mudanças nos procedimentos para envio de informações e às datas em que entram em vigor.
21/09 - O Site Fundos deixa de receber novas solicitações para registros, alterações e encerramentos de fundos. Solicitações que surgirem após essa data deverão ser realizadas pelo Hub ANBIMA a partir de 1/10
Solicitações que estiverem em rascunho no Site Fundos serão apagadas.
26/09 - Este é o limite para as instituições corrigirem solicitações de cadastro apontadas com erros. Se isso não for feito, esses pedidos serão excluídos e deverão obrigatoriamente ser recadastrados no Hub ANBIMA a partir de 1/10.
30/09 - Neste dia, o prazo para envio de informes será até às 13h59 (horário oficial de Brasília). Após esse horário, o Site Fundos permanecerá bloqueado para o envio de dados de PL e cota e essas informações precisarão ser enviadas pelo Hub ANBIMA a partir de 1/10.
08/10 - As instituições terão até esta data (6º dia útil do mês) para enviar registros, alterações ou encerramentos de fundos para que façam parte das nossas publicações (rankings, estatísticas e relatórios) com competência de setembro.
17/10 - Devido ao freezing de cadastro, o prazo para envio dos formulários de Segmento de Investor, Estatística de Varejo e Ranking Global foi postergado para 17/10 (13º dia útil do mês). Demais formulários não sofrerão alteração na data de envio.
Ressaltamos que o envio dos formulários continuará sendo feito pelo Site Fundos. Confira os novos modelos, que deverão ser utilizados a partir de 1/10.
Por conta das mudanças nas datas acima, nossas seguintes publicações poderão ser divulgadas em até 10 dias da data original:
-
Boletim de fundos de investimento
-
Estatística de Fiagro
-
Ranking de gestores de fundos de investimento
-
Ranking global
-
Ranking de administradores de fundos de investimento
-
Matriz de probabilidade de resgate
O consolidado diário de fundos de investimentos e demais publicações serão divulgados em suas datas habituais.
Dúvidas ou sugestões?
Entre em contato com a gente pelo e-mail fundos175@anbima.com.br.
No dia 1/10, o Hub ANBIMA, nossa nova plataforma para envio de dados de fundos alinhada à Resolução 175, entra no ar e teremos novos processos para realização de eventos societários.
Dependendo do tipo de operação – incorporação, cisão ou fusão, por exemplo –, a instituição deverá realizar o registro, alteração e/ou encerramento do fundo via Hub ANBIMA, conforme orientações abaixo:
Para os casos de transferência de classe entre fundos ou de subclasse entre classes, sem a necessidade de um novo registro, também será necessário enviar solicitação para o e-mail cadastro.produtos@anbima.com.br.
Importante frisar que esse processo só é possível se ambos os fundos, de destino e origem, estiverem hospedados no mesmo provedor.
Se o fundo casca origem tiver apenas uma classe e essa estiver sendo transferida, a instituição precisará realizar o encerramento desse fundo após a operação.
Falta menos de um mês para o lançamento do HUB ANBIMA, nossa nova plataforma para envio de informações sobre fundos de investimento alinhada à Resolução CVM 175. Com entrada em operação em 1 de outubro, ela substituirá o Site Fundos.
Para que a sua instituição não enfrente problemas para ingressar no Hub, é importante solicitar a sua equipe de TI que ela faça os testes necessários para garantir o acesso à URL de produção da plataforma: hubanbima.rtm.net.br.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente pelo e- mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.
E caso queira saber mais sobre o HUB ABIMA, clique aqui e leia notícia que publicamos no nosso portal. Ela resume as principais orientações que divulgamos sobre a plataforma até o momento.
Hoje, dia 1° de outubro, tivemos o lançamento do HUB ANBIMA, nossa nova plataforma para envio de dados de fundos de investimentos alinhada à Resolução 175. Ela substituiu o Site Fundos para o cadastro e envio de informações sobre PL e cota.
Com essa mudança, é importante que as instituições considerem para uso da plataforma a regra da nova estrutura de códigos de fundos da ANBIMA. Mais detalhes sobre a mudança podem ser consultados neste manual.
De modo geral, a regra prevê:
-
Inserção de “0” à esquerda do código atual, até que se completem os 11 caracteres;
-
Inserção da letra para representar a estrutura, sendo F para casca, C para classe e S para subclasse no início do código.
Para fundos estruturados com mais de uma classe ativa ou encerrada, além da regra geral, os códigos da casca e classe foram criados a partir do código da subclasse mais antiga que estava ativa no momento da virada operacional, com a letra F e C, respectivamente.
+ Para conferir a lista com o de-para dos códigos antigos para os novos, clique aqui.
Atenção!
Os fundos já registrados na ANBIMA, tanto aqueles em conformidade com a Instrução 555 como estruturados, também tiveram seus códigos atualizados e adaptados para o novo padrão, mesmo que ainda não estejam adequados à Resolução 175. Essa adaptação aconteceu automaticamente com a transição do SIte Fundos para o HUB ANBIMA, e fundos não adaptados à norma foram considerados classe única.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.
Tem novidade no HUB ANBIMA.
Acompanhando a entrada em vigor do marco da Resolução CVM 175 que prevê a segregação das taxas dos fundos, a nossa plataforma conta agora com campos disponíveis para preenchimento da taxa paga ao administrador (taxa de administração). Além disso, disponibilizamos um campo adicional para que as instituições informem quais taxas compõem a taxa global.
Até então, as instituições podiam preencher os campos de taxas de gestão, custódia, distribuição, performance, entrada e saída e consultor especializado. No caso da taxa de administração, a opção era informá-la no campo de texto destinado a informações adicionais na seção da taxa global.
Vale lembrar que cada taxa pode ser alocada na estrutura da classe ou da subclasse. Por meio dos campos em tela, é possível definir em qual estrutura ela é cobrada.
Novos manuais
Diante dessa novidade, os manuais abaixo foram atualizados:
Não deixe de baixar as novas versões!
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.
Em caráter excepcional, não iremos aplicar penalidades por erros e atrasos de eventos enviados em outubro.
Tomamos essa decisão por entender que neste primeiro mês de adoção da nova estrutura de fundos estabelecida pela Resolução CVM 175, o mercado ainda estava se adaptando à norma e à utilização do HUB ANBIMA, bem como ao novo sistema do Galgo.
Caso a sua instituição ainda tenha dúvidas ou esteja com dificuldades em usar o HUB ANBIMA, entre em contato pelo e- mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.
-
COMUNICADOS SOBRE O ANBIMA Feed Estamos adaptando a metodologia do IHFA à nova regulação de fundos daCVM, a Resolução 175.
Em breve, comunicaremos todos sobre as alterações.
A disponibilização dos dados de fundos será impactada com as mudanças decorrentes da Resolução CVM 175 e, por isso, o ANBIMA Feed terá ajustes a partir de abril de 2024.
Os contratos de integração foram atualizados e já estão disponíveis no site Developers (https://anbi.ma/iYldlF) para consulta.
Por conta das novidades trazidas pela Resolução 175 da CVM no registro de fundos, o ANBIMA Feed está passando por mudanças, com a liberação em fases de novas APIs.
No dia 22/07, iremos disponibilizar para testes as APIs de Listagem, Detalhes e Série histórica de PL e Cota.
Envio via integração (API)
Os testes ocorrerão em ambiente de homologação, com uma base de dados composta tanto de dados históricos como fictícios de fundos comestruturas não contempladas atualmente (por ex.: fundos multiclasse com ousem subclasses associadas).
Na data de lançamento das APIs, iremos disponibilizar um material com orientações técnicas de como acessá-las.
Em breve, também vamos divulgar mais informações sobre as próximasfases de teste.
Você já pode testar a primeira versão beta da nova API de fundos de investimentodo ANBIMA Feed . Essa versão oferece uma reformulação do nosso pacote de Fundos de Investimento adaptada à estrutura da Resolução CVM 175. Ela estará aberta para testes até o início da vigência da 175.
O que está disponível no primeiro beta?
-
Listagem de fundos: acesse facilmente a listagem de mais de sete milfundos de investimento.
-
Detalhes dos fundos: obtenha informações detalhadas sobre cada produto.
-
Série histórica de PL e cota: analise os dados periódicos dos fundos.
Em breve, serão disponibilizados novos endpoints, como histórico de detalhes defundos, fundos instituições, segmento do investidor, entre outros, além de novoscampos para os atuais endpoints.
Dados para testes
Para auxiliar nos testes, disponibilizamos um conjunto de dados não produtivos, criados especificamente para que você possa se familiarizar com a nova estrutura. Esses dados são exclusivamente para testes, ou seja, não representam os números reais da indústria.
Como acessar?
Para acessar a nova API e conferir as orientações técnicas, consulte o Contrato de API disponível em nosso portal.
Contamos com seu feedback
Convidamos você a explorar a nova API e compartilhar suas impressões, sugestões e dúvidas. Sua contribuição é valiosa para aprimorarmos continuamente nossos serviços.
Para enviar comentários ou dúvidas, entre em contato com a gente pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br..
Estamos lançando a segunda versão de teste (beta 2) da nova API defundos de investimento no ANBIMA Feed, que está sendo desenvolvida paraatender a estrutura da Resolução CVM 175. Ela disponibilizará novos recursos (endpoints), que darão acesso aos seguintes dados:
-
Instituições: confira a lista de instituições com pelo menos um fundo ativo.
-
Segmento do investidor: veja a distribuição percentual do patrimônio líquido (PL) dos fundos, conforme a classificação do tipo de investidor. Esse é um produto exclusivo para instituições aderentes ao Capítulo de Gestão ou Administração do Código de ART.
-
Detalhes com histórico: acesse o histórico de alterações cadastrais dos fundos.
-
Notas explicativas: confira informações sobre eventos relevantes que ocorreram no fundo e foram registrados na base da ANBIMA.
Os dados disponibilizados nesta versão contêm informações fictícias, incluindo fundos com estruturas ainda não contempladas atualmente (como fundos multiclasse com ou sem subclasses associadas). Esses dados são exclusivamente para testes, ou seja, não representam os números reais da indústria.
Atenção!
A partir de 1º de outubro, a API de fundos de investimento (V1) usada hoje pelo mercado será congelada com dados referentes a 30 de setembro. Em 7 de outubro, ela será desativada e somente a versão da API adaptada à Resolução 175 (V2), que estamos testando atualmente, estará em funcionamento. Após essa data, não será mais possível acessar a versão anterior.
Como acessar?
Para acessar a nova versão da API e conferir as orientações técnicas, consulteo Contrato de API disponível em nosso portal do desenvolvedor.
Contamos com seu feedback
Envie suas sugestões e dúvidas pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br. Sua contribuição é valiosa para continuarmos aprimorando nossos serviços.
Já está no ar a terceira versão beta da nova API de fundos de investimento do ANBIMA Feed, que está sendo desenvolvida para atender a estrutura da Resolução CVM 175. Ela disponibiliza para teste o recurso (endpoint) de Dados em Lote.
Os novos endpoints trazem a opção de consumo dos dados cadastrais e de série histórica pelo modelo de lote. Este formado é mais eficiente para consumir grandes volumes de dados.
Além da novidade, a versão beta 3 também contém os endpoints disponibilizadas nas versões anteriores. Dentre elas estão: listagem de fundos, detalhes dos fundos, série histórica de patrimônio líquido e valor de cota, segmento do investidor, detalhes com histórico, fundos instituição e notas explicativas.
Como testar?
Para testar a nova versão da API, consulte o Contrato de API disponível em nosso portal do desenvolvedor. Ele compila as informações de acesso e outras orientações técnicas.
É importante ressaltar que os dados disponibilizados para consulta nessa versão contêm informações fictícias, exclusivas para teste. Ou seja, não representam os números reais da indústria
Atenção!
A partir de 1º de outubro, a API de fundos de investimento (V1) usada hoje pelo mercado será descontinuada, ou seja, não receberá mais dados a partir dessa data. O acesso ao histórico ficará disponível até 7 de outubro.
Após essa data, somente a versão da API adaptada à Resolução 175 (V2) estará em funcionamento.
Reforçamos que não haverá período de convivência simultânea das duas versões das APIs.
Atenção!
A partir de 4 de janeiro de 2025, os endpoints da API v1 de preços de índices com dados do Índice ANBIMA IHFA serão depreciados e somente a versão sucessora (v2) deles receberão novos dados. A mudança é necessária para a adaptação à Resolução CVM 175.
Os pacotes e endpoints que terão uma nova versão são:
Pacote Índices +
IHFA Carteira Teórica
IHFA Resultados e ComponentesPacote Índices
IHFA Carteira Teórica
IHFA ResultadosEm breve teremos uma página especial no developers para contemplar as mudanças.
Envie seu feedback
Sua contribuição é valiosa para continuarmos aprimorando nossos serviços. As sugestões e dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
Disponibilizamos hoje a quarta versão de teste (beta 4) da nova API de fundos de investimento do ANBIMA Feed (V2), que está sendo desenvolvida para atender a Resolução CVM 175.
Nela, os campos de tributação da Lei 4.173, infraestrutura, atributo, código B3 e os relacionados a taxas foram incluídos nos endpoints Detalhes, Detalhes – Histórico e Lote e Dados Cadastrais.
Lembrando que já disponibilizamos também os endpoints Listagem de fundos, Série histórica de PL e cota, Instituições, Segmento do investidor e Notas explicativas.
Outra novidade é que já temos o De-para de como campos e domínios serão chamados na versão 2 da API. Para consultar essa informação, acesse o portal ANBIMA Developers.
Como testar a nova API?
Para isso, consulte o Contrato de API disponível em nosso portal do desenvolvedor. Ele compila as informações de acesso e outras orientações técnicas.
Vale lembrar que os dados disponibilizados para consulta nessa versão contêm informações fictícias, exclusivas para teste. Ou seja, não representam os números reais da indústria.
Atenção!
É muito importante que a sua instituição participe dos testes da API V2.
A partir de 1º de outubro, a API de fundos de investimento (V1) usada hoje pelo mercado será descontinuada, ou seja, não receberá mais dados a partir dessa data. O acesso ao histórico ficará disponível até 7 de outubro.
Reforçamos que não haverá período de convivência simultânea das duas versões das APIs.
Ficou com dúvidas?
Fale com a gente através do e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
Este também é nosso contato para sugestões de melhorias. Esperamos a sua contribuição!
Os testes relacionados à transição da API de fundos V1 do ANBIMA Feed (usada atualmente pelo mercado) para a V2 (adaptada à Resolução 175) continuam avançado e trazemos novidades.
A partir de hoje, mais de 30 mil fundos de investimento estarão disponíveis na base beta da API V2. Isso significa que você terá acesso a uma variedade maior de informações e cenários para otimizar seus testes.
Essas informações serão atualizadas dia sim, dia não, para que seja possível simular o recebimento de novas informações para consumo.
Como testar?
Para testar a nova versão da API, consulte o Contrato de API disponível em nosso portal do desenvolvedor. Ele compila as informações de acesso e outras orientações técnicas.
É importante ressaltar que os dados disponibilizados para consulta nessa versão contêm informações fictícias, exclusivas para teste. Ou seja, não representam os números reais da indústria.
Atenção!
A partir de 1º de outubro, a API de fundos de investimento (V1) usada hoje pelo mercado será descontinuada, ou seja, não receberá mais dados a partir dessa data. O acesso ao histórico ficará disponível até 7 de outubro.
Após essa data, somente a versão da API adaptada à Resolução 175 (V2) estará em funcionamento.
Reforçamos que não haverá período de convivência simultânea das duas versões das APIs.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
A API V2 do ANBIMA Feed, adaptada à Resolução 175, já está em produção e pronta para os testes de conectividade.
Vale ressaltar que as informações para consulta nesta versão ainda são fictícias, exclusivas para teste. Os dados reais estarão disponíveis somente em 1/10, quando a API de fundos V1, usada atualmente pelo mercado, será paralisada, permitindo o acesso a dados históricos até 7 de outubro.
Como testar?
Para testar a nova versão da API, consulte o Contrato de API disponível em nosso portal do desenvolvedor. Ele compila as informações de acesso e outras orientações técnicas.
Reforçamos que não haverá período de convivência simultânea das duas versões das APIs.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
A API V2 em produção do ANBIMA Feed, que havia sido liberada para teste de conectividade aos clientes, ficará temporariamente inacessível a partir das 22:15 devido às atividades para disponibilização dos dados em produção de fundos adaptados à Resolução 175.
A API voltará a ficar disponível nas primeiras horas de 1/10 já com os dados em produção, e os clientes serão avisados por e-mail assim que a manutenção for concluída.
Reforçamos que os dados disponibilizados até o momento pela API V2 em produção são exclusivamente para testes, e nesse intervalo de indisponibilidade, eles podem continuar sendo consumidos pela API V2 Beta.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
A nova API de fundos de investimentos do ANBIMA Feed (V2), adaptada à Resolução 175, acabou de ser lançada com dados reais da indústria. Com a novidade, a API V1, que vinha sendo usada pelo mercado, fica paralisada, permitindo o acesso a dados históricos até o dia 7 de outubro de 2024.
Recomendamos que dados usados na fase de testes da API V2 sejam apagados.
Os clientes que quiserem obter os dados de fundos em lote de forma completa, basta chamar o endpoint sem o preenchimento do parâmetro "data_atualizacao". Para aqueles que desejam obter os dados que entraram na API V2 a partir do seu lançamento devem preencher o parâmetro "data_atualizacao" maior que "2024-09-30T21:57:25.057".
Em caso de dúvidas sobre a nova API, consulte o portal ANBMA Developers ou entre em contato com a gente pelo e- mail anbimafeed@anbima.com.br.
- Confira também a gravação da nossa reunião aberta sobre as mudanças no envio e consulta de dados de fundos da nossa base
- Baixe a apresentação
- Consulte o nosso Q&A
Estamos à disposição para te auxiliar!
Olá!
Na próxima sexta-feira, dia 18/10, a API V1 de fundos do ANBIMA Feed e a Beta da API V2 serão desligadas.
A partir dessa data, os testes deverão ser realizados no nosso ambiente de sandbox. Para pedir acesso, entre em contato com o suporte pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
O histórico de dados de fundos, bem como a atualização diária, seguem acessíveis na API V2 produtiva.
Conforme comunicamos anteriormente, a partir de 7 de janeiro de 2025, os endpoints da API V1 de preços de índices com dados do Índice ANBIMA IHFA terão os dados congelados e somente a sua versão sucessora (V2) será atualizada. A exceção é o endpoint “IHFA Resultados” do pacote índices que não precisou ser versionado.
Como parte desse processo de migração, disponibilizamos, no portal ANBIMA Developers, o contrato com orientações técnicas para utilização da V2.
A mudança é necessária para a adaptação à Resolução CVM 175.
Os pacotes e endpoints que terão uma nova versão são:Pacote Índices +
IHFA Carteira Teórica
IHFA Resultados e ComponentesPacote Índices
IHFA Carteira Teórica
É muito importante que as instituições leiam o contrato e se atentem aos procedimentos necessários para implementação da V2.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
A API V2 do Índice ANBIMA IHFA, com dados a partir de 1 de outubro de 2024, já pode ser acessada em ambiente de produção. A API V1 terá seus dados atualizados até 31 de dezembro deste ano, quando será congelada. Seu histórico, entretanto, permanece disponível para consulta por tempo indeterminado.
A mudança é necessária para a adaptação à Resolução CVM 175.
Os pacotes e endpoints que terão uma nova versão sãoPacote Índices +
IHFA Carteira Teórica
IHFA Resultados e ComponentesPacote Índices
IHFA Carteira Teórica
O endpoint IHFA Resultados não precisou ser versionado.
Como acessar?
Para utilização da API V2, leia o contrato com orientações técnicas no portal ANBIMA Developers.
Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail anbimafeed@anbima.com.br.
-