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O que você precisa saber:
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Em sintonia com o nosso compromisso contínuo de impulsionar a qualificação dos profissionais do mercado financeiro, iniciamos um processo de revisão das nossas certificações de distribuição: CPA-10, CPA-20 e CEA.
Ele vai resultar no lançamento de novas certificações de distribuição, cujas provas passarão a ser aplicadas em janeiro de 2026.
A novidade atende às demandas de um mercado em constante evolução, além de alinhar as nossas certificações de distribuição às melhores práticas internacionais.
Por isso, se você já tem a CPA-10, CPA-20 e/ou CEA ou sonha em conquistar uma de nossas certificações de distribuição, fique de olho nesta página especial. Nela, vamos compartilhar todas as novidades relacionadas às novas certificações.
O QUE MUDA A nossa proposta é que as certificações de distribuição passem a ser concedidas conforme as atividades dos profissionais — e não mais com base em instituições, cargos ou segmentos de clientes atendidos, como acontece hoje.
A mudança também será acompanhada de um aperfeiçoamento nos nossos exames. Com o objetivo de preparar ainda mais quem atua ou deseja atuar no mercado financeiro, as provas passarão a avaliar não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a sua capacidade de aplicar a teoria em casos práticos e de demonstrar habilidades comportamentais.
As mudanças propostas têm como base um amplo estudo feito em parceria com a Deloitte, sumarizado no relatório “Um Olhar sobre as Certificações: análise do cenário atual e propostas para o futuro”. Elaborado a partir de pesquisas e entrevistas com o mercado, o estudo traz informações sobre o perfil e a atuação dos profissionais de distribuição, as competências técnicas e comportamentais que precisam para exercer suas atividades e o funcionamento das certificações no Brasil e no exterior.
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CERTIFICAÇÕES POR ATIVIDADES Na nova estrutura, cada certificação será voltada a realização de atividades específicas, que vão desde o fornecimento de informações básicas sobre produtos e serviços financeiros para os clientes até a criação de portfólios de investimentos.
Além disso, diante das rápidas transformações do mercado de distribuição de investimentos, os entrevistados consideram que as provas das certificações deveriam ser atualizadas em espaços mais curto de tempo e testar não apenas os conhecimentos técnicos dos profissionais, mas também suas habilidades interpessoais.
CPA
(Certificado Profissional ANBIMA)Essa certificação é o ponto de partida para quem deseja iniciar sua carreira na área de distribuição de produtos de investimento.
É ideal para pessoas que buscam uma compreensão básica sobre os tipos de investimentos disponíveis e outros produtos do mercado financeiro e desejam atuar em funções comerciais, como prospecção de clientes, atendimento e suporte.
C-Pro I
(Certificado Profissional ANBIMA de Investimento)Destinada a profissionais com perfil mais técnico, que necessitam de um entendimento aprofundado sobre as estruturas dos produtos de investimento para a elaboração de carteiras recomendadas.
As pessoas com essa certificação devem ter uma visão técnica detalhada, essencial para o assessoramento em investimentos dos profissionais CPA e C-Pro R.
Para obter essa certificação é preciso ter obrigatoriamente a CPA.
C-Pro R
(Certificado Profissional ANBIMA de Relacionamento)Voltada para profissionais com perfil comercial com conhecimento aprofundado sobre a adequabilidade dos diferentes produtos de investimento disponíveis versus às necessidades dos investidores, dado o seu perfil. Com essa certificação, a pessoa estará apta a compreender profundamente as necessidades do cliente, realizar análises de perfil de investidor e recomendar um portfólio detalhado dos produtos de investimentos disponíveis, incluindo a apresentação dos seus riscos. Para obter essa certificação é preciso ter obrigatoriamente a CPA.
conheça as novas certificações EM CONSTRUÇÃO Preparamos um e-book com as informações importantes sobre a nova trilha de certificações voltadas às pessoas que trabalham ou desejam atuar na área de distribuição de produtos de investimento.
Mas é importante que você saiba que esta trilha está em construção. Isso porque nós estamos divulgando as mudanças em partes, já que é um processo que envolve “muitas mãos e mentes”. Estamos a cada etapa desse caminho até 2026 consultando todas as interfaces envolvidas e impactadas pelo nosso programa de certificações, captando opiniões e dúvidas, corrigindo rotas, de modo a termos o melhor resultado no final.
Por isso, nosso foco agora é apresentar a você quais são as novas certificações ANBIMA, seus nomes e, especialmente, como elas se encadeiam em uma trilha de capacitação profissional. Vamos também entender para que atividades do mercado de distribuição cada uma foi pensada.
Vamos com a gente conhecer a CPA, C-Pro R e C-Pro I?
Vídeos sobre as novas certificações Ainda tem dúvidas sobre as mudanças? Confira as respostas das perguntas mais frequentes sobre as novas certificações:
Temos o compromisso de manter as certificações atualizadas para atender as necessidades de conhecimento dos profissionais e as demandas de um mercado financeiro em constante evolução. Por isso, realizamos, em parceria com a Deloitte, um estudo aprofundado sobre a atuação e as habilidades que os profissionais precisam para desempenhar bem suas atividades e orientar os investidores.
O resultado dessa análise deu origem a uma proposta de revisão das nossas certificações de distribuição de investimentos (CPA-10, CPA-20 e CEA), bem como do nosso jeito de avaliar os profissionais. Com as mudanças, que entram em vigor em 2026, pretendemos preparar ainda mais quem atua nesse segmento.
Ela está prevista para janeiro de 2026, quando passaremos a aplicar as provas das novas certificações.
As certificações de distribuição passarão a ser concedidas conforme as atividades dos profissionais — e não mais com base em instituições, cargos ou segmentos de clientes atendidos. Também haverá mudanças nas provas. Elas passarão a avaliar não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a sua capacidade de aplicar a teoria em casos práticos e de demonstrar habilidades comportamentais.
Você não perderá a sua certificação e nem terá que fazer nova prova. No quarto trimestre de 2024, nós vamos divulgar como será feita a transição das atuais para as novas certificações.
No momento, ainda não temos essa resposta. Ela será dada quando anunciarmos o modelo de transição entre as certificações atuais e as novas, o que acontecerá no quarto trimestre de 2024.
A previsão é que isso ocorra no primeiro trimestre de 2025. Ainda não definimos uma data exata, pois no momento estamos estudando todas as adaptações necessárias para a aplicação do novo modelo de provas.
NOVO JEITO DE AVALIAR A partir de janeiro de 2026, as novas certificações de distribuição de produtos de investimento CPA, C-Pro I e C-Pro R, terão um modelo diferente de avaliação das atuais certificações. Essa mudança faz parte do nosso novo jeito de avaliar.
O novo formato responde à demanda das instituições financeiras por profissionais mais preparados e preparadas para enfrentar os desafios atuais do mercado. Além das habilidades técnicas, os novos exames abordarão competências - conhecidas como habilidades comportamentais - de autogestão, comunicação eficaz, agilidade e capacidade de resolução de problemas para o trabalho cotidiano em consultoria e no relacionamento com clientes.
Para isso, as provas da ANBIMA passarão a contar com novos formatos, com a inclusão de questões dissertativas, interativas e estudos de caso, que visam simular situações reais. Após realizar o exame, a pessoa candidata também receberá um feedback detalhado acompanhado de um plano de estudos personalizado, independentemente do resultado obtido.
Ainda em 2024, você perceberá a mudança de metodologia nas microcertificações disponíveis no aplicativo de educação e qualificação ANBIMA Edu. Os conteúdos trarão avaliações no encerramento de cadacurso, com perguntas que vão estimular as pessoas cursistas a refletir sobre o contexto de seus trabalhos e a utilizar suas habilidades para resolver problemas.
A mudança também será acompanhada de um aperfeiçoamento nos nossos exames. Com o objetivo de preparar ainda mais quem atua ou deseja atuar no mercado financeiro, as provas passarão a avaliar não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a sua capacidade de aplicar a teoria em casos práticos e de demonstrar habilidades comportamentais.
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HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DO NOSSO JEITO DE AVALIAR No novo formato, não queremos avaliar apenas as habilidades técnicas, mas também como elas funcionam junto com as habilidades comportamentais na resolução de problemas. Através de questões contextualizadas e casos que simulam situações profissionais do dia a dia, é possível criar perguntas que convidam a pessoa candidata a usar suas competências técnicas e comportamentais de forma integrada, assim como faz no seu trabalho diário ao atender um cliente.
As principais mudanças nesse modelo de avaliação são:
- Foco em habilidades técnicas e comportamentais: a nova metodologia integra habilidades técnicas e comportamentais, avaliando como elas operam juntas na resolução de problemas práticos do dia a dia profissional.
- Questões contextualizadas e cases: as questões são mais situacionais e contextualizadas, simulando situações profissionais cotidianas, o que ajuda a avaliar a aplicação prática do conhecimento.
- Feedback detalhado e plano de estudos personalizado: após a avaliação, as pessoas candidatas recebem feedback detalhado e um plano de estudos customizado.
- Uso de diversos formatos de questões: a metodologia inclui diferentes formatos de questões, como múltipla escolha contextualizada, cases, questões dissertativas de resposta curta e questões interativas, proporcionando uma avaliação mais abrangente.
- Matriz de avaliação estruturada: a matriz de avaliação organiza todos os elementos avaliativos em um único documento, facilitando a compreensão e a gestão do banco de questões, além de garantir transparência e consistência no processo de avaliação.
Dúvidas sobre o nosso novo jeito de avaliar? Confira as respostas das perguntas mais frequentes sobre o Nosso novo jeito de avaliar:
As habilidades comportamentais são determinantes para saber se uma pessoa está apta a trabalhar com algumas atividades do mercado financeiro e de capitais. Por isso, no novo modelo de certificações de distribuição, estes quesitos serão levados em conta na avaliação para obtenção de cada certificação. Existem muitas habilidades comportamentais e cada empresa define, de acordo com sua política de contratação, aquelas que serão exigidas por cargo e em que grau precisam ser desenvolvidas, mas há algumas comuns a todo o mercado.
Veja as essenciais que serão avaliadas:
- Análise do contexto do cliente
- Atendimento
- Autoeficácia
- Autogestão
- Capacidade comercial
- Comunicação interpessoal
- Persuasão
- Relacionamento com o cliente
- Suporte social
Assessment é uma metodologia de mapeamento de habilidades comportamentais. No nosso jeito de avaliar, ele será um formulário que todos devem responder ao criar seu perfil no ANBIMA Edu. O objetivo não é mensurar ou atribuir uma nota aos profissionais com base em suas habilidades comportamentais, mas fornecer um diagnóstico mais global, que, ao lado da certificação, componha o perfil do profissional.
Esse diagnóstico pode ser utilizado com diversas finalidades, desde uma autoavaliação com fins de autoconhecimento e desenvolvimento na carreira, até a consulta pelos RHs das instituições financeiras para compreender em que pontos precisam investir na formação continuada de seus profissionais.
Ao responder ao questionário, o profissional terá acesso a um gráfico no estilo teia de aranha, que fornecerá um panorama de como ele está em termos de desenvolvimento das habilidades mapeadas pela ANBIMA (diagnóstico individual), além de como está esse desenvolvimento em relação à média dos outros profissionais avaliados pela ANBIMA (diagnóstico comparado).
Não. O questionário de assessment não fará parte da certificação do profissional, ou seja, não irá interferir na aprovação ou não do profissional na certificação. Ele será uma ferramenta a mais, que ficará disponível para os RHs das instituições nas quais os profissionais atuam e para os próprios profissionais.
Sim. Entendemos que para um novo modelo de avaliação, precisamos evoluir para novos tipos de perguntas. Por isso, no nosso jeito de avaliar, a partir de 2026, além das tradicionais questões de múltipla escolha faremos outros formatos de perguntas, como: perguntas contextualizadas, cases, minicases, questões dissertativas de respostas curtas e questões interativas.
A partir de 2026, ao fazer uma das provas da CPA, C-Pro R ou C-Pro I, você vai receber um feedback detalhado e qualitativo do seu desempenho, que expresse o que foi bem e no que precisa investir para a sua preparação contínua. O feedback detalhado será acompanhado do plano de estudos customizado
Sobre o código de conduta ética Em sintonia com o nosso compromisso contínuo de impulsionar a qualificação de quem atua nos mercados financeiro e de capitais, lançamos o Código de Conduta Ética ANBIMA para profissionais que possuem ou desejam conquistar uma das certificações da ANBIMA. As regras começam a valer a partir de janeiro de 2026.
O Código de Conduta Ética ANBIMA é mais que um documento ou uma formalização. Ele resume nove princípios éticos a seguir, para quem quer iniciar e crescer na carreira de investimentos e como eles impactam empresas, profissionais e clientes.
Convidamos você para ler o material e ficar por dentro das condutas que esperamos das pessoas que têm uma das nossas certificações.
Regras e penalidades
Ainda não temos uma data definida para a publicação do documento. O que podemos adiantar é que até o fim de 2025, esse código é educativo e os combinados serão transparentes e anunciados com antecedência em nossos canais oficiais.
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Dúvidas sobre o código? Confira as respostas das perguntas mais frequentes sobre o Código de Conduta Ética:
O Código de Ética da ANBIMA é um documento que resume em nove artigos os princípios e comportamentos éticos esperados de quem trabalha no mercado financeiro brasileiro.
A ANBIMA está passando por um momento importante de evolução de seu modelo de certificações e que é baseado nas melhores práticas internacionais. Por isso e por entender que a Ética sempre foi um valor inegociável, precisamos trazê-la aos holofotes neste momento. Para nós, Ética não é apenas uma escolha, mas um compromisso contínuo com a construção de um mercado melhor.
Sim. O aceite já está disponível no “meu espaço” para os profissionais já certificados. Para quem vai se inscrever em qualquer uma das provas de certificação da ANBIMA, o aceite será feito no momento da inscrição.
Caso não faça sua adesão ao Código de Ética, você não poderá completar sua inscrição nas provas de certificação. Por isso, recomendamos que acesse o documento, leia com atenção e dê seu ok.
Por enquanto, não. Em breve, lançaremos regras que todas as pessoas certificadas vão precisar seguir para estar conforme o documento.
Ainda não temos uma data definida. Em breve, informaremos as regras e as consequências para quem não seguir. Todas as pessoas serão avisadas com antecedência quais serão as regras e as penalidades para quem não seguir.
Sabemos que mudanças geram dúvidas e até insatisfações. Por isso, por meio da transparência, convidamos você a ler o material e ficar por dentro das condutas que esperamos das pessoas que têm uma das nossas certificações.
Ainda não. Em breve, iremos te convidar para assinar o documento. Por enquanto, você pode ler o material.