O que é e para que serve a CFG? A CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) é uma certificação para quem quer iniciar ou acelerar sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional certificado tem o conhecimento da base técnica do setor que é diferencial para ocupar diversos cargos em empresas de asset management.
Ser certificado com a CFG é pré-requisito para conquistar a CGA e/ou a CGE, abrindo as portas para quem quer atuar em gestão de recursos de terceiros. A CFG não é obrigatória para nenhuma função e nem habilita o profissional a ser gestor.
Inscreva-se Atualização CFG
Como se certificar com a CFG? Para se certificar, é necessário aprovação no exame. A prova tem 60 questões, a serem resolvidas em até 3h. Para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 42 questões. As perguntas abrangem 12 áreas de conhecimento.
Confira os temas cobrados no exame da CFG:
1. Métodos quantitativos
2. Economia
3. Análise de relatórios financeiros
4. Finanças corporativas
5. Mercados e instrumentos financeiros
6. Teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos
7. Finanças comportamentais
8. Política de investimento
9. Alocação de ativos
10. Novas tecnologias em finanças
11. Ética e autorregulação
12. Legislação e regulação-
INSCRIÇÃO Para se inscrever, siga os passos abaixo. Se você é um profissional CFA ou CAIA, basta preencher o formulário de dispensa do exame nesse link.
1. INSCRIÇÃO
A inscrição é feita diretamente aqui em nosso site. Caso a sua inscrição tenha sido feita pela empresa em que trabalha, vá direto ao passo três e agende seu exame.
Inscreva-se
2. PAGAMENTO
O exame custa R$ 475. Pague a sua inscrição com cartão de crédito (à vista ou parcelado), boleto ou pagamento via PIX.
Pagar
3. AGENDAMENTO
Escolha uma data e marque seu exame! O agendamento pode ser feito em até 6 meses após a confirmação de pagamento. Confira as datas disponíveis no calendário de provas.
AGENDAR CANCELAR / REMARCAR OBJETIVO DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO CFG Atualizar a certificação dos profissionais CFG, com temas relevantes para a atividade de gestão de recursos de terceiros.
Esta atualização atende não só a nossa autorregulação, mas também à regulação do Banco Central sobre a necessidade de certificação e educação continuada desses profissionais.COMO FUNCIONA A ATUALIZAÇÃO DA CFG? A atualização da certificação CFG acontece por meio de um curso online, composto por sete temas: ética, legislação, regulação e compliance, modelos de precificação, finanças comportamentais, processo de gestão e política de investimento, gestão de carteiras, gestão de risco e novas tecnologias financeiras.
Ao realizar o curso, a validade do seu certificado é atualizada pela ANBIMA em até cinco dias, sem a necessidade de prestar novo exame.
É necessário iniciar e concluir o curso antes do vencimento e ser aprovado com nota mínima de 70%.Confira os pré-requisitos para participação:
- Possuir a certificação CFG ativa;
- Realizar a inscrição a partir de seis meses até cinco dias antes do vencimento da certificação.
Caso não sejam cumpridos esses critérios, a certificação não será atualizada.
IMPORTANTE:
Caso sua certificação esteja vencida ou fora do prazo de regularização, não será mais possível atualizá-la e será necessário se inscrever para um novo exame, passando por todo o processo novamente.
MAIS INFORMAÇÕES
MODALIDADE
Online
PERÍODO PARA CONCLUSÃO
180 dias corridos ou até o vencimento da sua certificação, o que ocorrer primeiro
REQUISITOS MÍNIMOS DO SISTEMA Seu equipamento precisa de configurações mínimas para que você consiga realizar o curso de atualização. Seguem as específicações:
Memória RAM: 2+ GB
Navegador: Mozilla Firefox 39+; Chrome 40.0.2214+; Internet Explorer 11+; Safari 11.0.1+; Opera 11+; outros browsers modernos também podem ser compatíveis
Flash player: 10+
Resolução de tela: 1024x768
Conexão de internet: 256 kbREQUISITOS MÍNIMOS DO SISTEMA Seu equipamento precisa de configurações mínimas para que você consiga realizar o curso de atualização. Seguem as específicações:
Memória RAM: 2+ GB
Navegador: Mozilla Firefox 39+; Chrome 40.0.2214+; Internet Explorer 11+; Safari 11.0.1+; Opera 11+; outros browsers modernos também podem ser compatíveis
Flash player: 10+
Resolução de tela: 1024x768
Conexão de internet: 256 kb-
DISPENSA DE EXAMES A ANBIMA oferece a possibilidade de dispensa da realização do exame de certificação CGA ou CGE para pessoas que comprovem determinados requisitos e experiências profissionais específicas.
Após o envio da documentação necessária, nossa equipe analisará a solicitação, e caso aprovada, a pessoa requerente terá a CGA ou a CGE.
Obrigatoriedades para pedir a dispensa da CGA ou CGE
- Morar no Brasil.
- Ter graduação em curso superior completo em instituição reconhecida oficialmente no Brasil ou exterior.
- Ter reputação ilibada.
- Não estar e nem ter inabilitação e suspensão para o exercício de cargo em instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o BCB (Banco Central do Brasil), a Susep (Superintendência de Seguros Privados) ou a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).
- Não ter condenação por por crime falimentar, prevaricação, suborno, concussão, peculato, lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econômica, as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade pública, o sistema financeiro nacional, ou a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, por decisão em primeira instância, ressalvada a hipótese de reabilitação.
- Não ter impedimento de administrar seus bens ou deles dispor, em razão de decisão judicial ou administrativa.
Atividades elegíveis para a solicitação do pedido de dispensa
Você precisa ter exercido uma ou mais das atividades abaixo no período mínimo de 7 (sete) anos dos últimos 10 (dez) trabalhados (observadas as experiências válidas listadas no art. 3º, §1º das Regras e Procedimentos nº 01/2019):
- Experiência adquirida, como pessoa natural, em atividade remunerada de gestão de recursos de terceiros, com poder de decisão e poder discricionário de investimento (compra e venda) de ativos.
- Trabalhe em empresas que não seguem algum dos códigos da ANBIMA. Essas empresas precisam exercer a atividade de gestão de recursos de terceiros, com poder de decisão e poder discricionário de investimento (compra e venda) de ativos e ser autorizada pela CVM.
- Tenha experiências internacionais, na atividade de gestão de recursos de terceiros, com alçada de decisão poder discricionário de investimento (compra e venda) de ativos.
- Seja responsável pela área de tesouraria em instituições financeira.
- Tenha exercido cargo executivo, com poder de decisão, em entidades governamentais em área relacionada ao mercado financeiro e de capitais.
Como pedir a isenção dos exames
Além de cumprir essas obrigatoriedades, você deverá encaminhar a documentação abaixo no formulário de dispensa.
- Pedido de dispensa do exame da certificação CGA ou CGE modelo ANBIMA preenchido (modelo CGE aqui | modelo CGA aqui).
- Cópia de contas de consumo expedidas nos últimos 3 (três) meses (água, gás, luz, telefonia).
- Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior, expedido por instituição reconhecida oficialmente no Brasil ou no exterior.
- Documentos que comprovem a experiência de gestão por no mínimo 7 (sete) anos nos últimos 10 (dez) trabalhados (informações no documento art. 3º, §1º das Regras e Procedimentos nº 01). Exemplos de documentos para comprovação de experiência: Declarações expedidas assinadas pelos responsáveis, acompanhadas de documentos societários que comprovem tal condição, com a indicação do cargo, atividade desempenhada, veículos de investimentos envolvidos e período. Contratos diretamente assinados com o cliente em que seja evidenciado que a pessoa desempenha ou desempenhava a atividade de gestão de recursos de terceiros. Organograma da tesouraria com a indicação dos departamentos, das unidades e das mesas que a compõe, juntamente com a indicação do responsável por cada por cada área citada, com a indicação de onde a pessoa que solicita a dispensa do exame se encontra neste organograma e a indicação da linha reporte acima.
- Para experiências no exterior, enviar por exemplo o PPM (private placement memorandum ou memorando de colocação privada).
PEDIR DISPENSA DE EXAME
DÚVIDAS? Veja aqui as respostas para as perguntas mais frequentes. Se precisar, acesse o fale conosco ou ligue para (11) 3199-5285. Atendemos todos os dias úteis das 9h às 18h.
Se você já recebeu a resposta de sua solicitação, mas ainda precisa de atendimento, mande mensagem para ouvidoriadeeducacao@anbima.com.br
Perguntas e respostas A CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão.) é uma certificação para quem quer iniciar ou acelerar sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional terá um diferencial de conhecimento para ocupar diversos cargos em empresas que fazem gestão, mas não poderá atuar com gestor de recursos. Para isso, é preciso ser certificar também com a CGA e/ou a CGE, para as quais a CFG é pré-requisito
Sim, ser certificado com a CFG é pré-requisito para conquistar a CGA e/ou a CGE e poder atuar como gestor de recursos de terceiros.
Para ser CFG é preciso apenas ser aprovado no exame de certificação. Não existem pré-requisitos.
A CFG tem validade de 3 anos.
Para atualizar a CFG é necessário concluir o nosso curso online de atualização. A certificação é renovada por mais três anos a partir da data de conclusão do curso. Quem tem a CGA ou a CGE não precisa atualizar a CFG, basta atualizar a certificação superior que a CFG será renovada automaticamente.
O exame da CFG é realizado presencialmente, tem 60 questões e 3h de duração. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 70% das questões.
A prova da CFG possui questões de 12 grandes temas: métodos quantitativos; economia; análise de relatórios financeiros; finanças corporativas; mercados e instrumentos financeiros; teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos; finanças comportamentais; política de investimento; alocação de ativos; novas tecnologias em finanças; ética e autorregulação; e legislação e regulação. Consulte o Programa Detalhado para a lista completa de tópicos e as orientações de estudos para saber qual o nível de conhecimento esperado dos candidatos em cada um deles.
A taxa de inscrição para CFG é de R$ 500 para profissionais vinculados a uma empresa associada à ANBIMA e R$ 600 para os demais.
A CFG atesta que o profissional tem conhecimentos nos assuntos que são a base do mercado brasileiro de gestão de fundos de investimento. Para atuar como gestor é preciso ter a CGA ou a CGE, que atestam conhecimentos específicos da gestão.
Por enquanto não.