Recebimento de dados – Investimento no Exterior
RECEBIMENTO DE DADOS – INVESTIMENTO NO EXTERIOR
PREZADOS,
EM CONTINUIDADE AO SSM Nº 052752/2023 E ALINHADO AO DISPOSTO DO CÓDIGO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS DE TERCEIROS, QUE ESTÁ EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, E MENCIONA A “(...) OBRIGAÇÃO DE O GESTOR DE RECURSOS DE TERCEIROS DA CLASSE INVESTIDORA DISPONIBILIZAR PARA A ANBIMA INFORMAÇÕES DOS ATIVOS FINANCEIROS NO EXTERIOR INTEGRANTES DAS CARTEIRAS DOS FUNDOS E OUTROS VEÍCULOS INVESTIDOS. O ENVIO DESSAS INFORMAÇÕES SERÁ POR MEIO DE FERRAMENTA A SER DISPONIBILIZADA E COMUNICADA PELA ASSOCIAÇÃO.”, ESTAMOS DESENVOLVENDO UM MÓDULO NO ANBIMA INPUT PARA QUE GESTORES ENVIEM INFORMAÇÕES REFERENTES AS CARTEIRAS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO QUE ALOQUEM ATIVOS NO EXTERIOR COM INFLUÊNCIA DIRETA OU INDIRETAMENTE.
ESTA NOVIDADE PREVÊ AUMENTAR A TRANSPARÊNCIA DESTAS CARTEIRAS E POSSIBILITARÁ UMA ANÁLISE DOS DADOS PELO REGULADOR PARA POSSÍVEL FLEXIBILIZAÇÃO DOS LIMITES DE INVESTIMENTO NO EXTERIOR PREVISTOS NA REGULAÇÃO ATUAL.
NO ANBIMA INPUT, CONSTARÃO AS APLICAÇÕES FEITAS PELO GESTOR EM FUNDOS DE INVESTIMENTO OFFSHORE EM QUE DETENHA, DIRETA OU INDIRETAMENTE, INFLUÊNCIA NAS DECISÕES DE INVESTIMENTO. TAIS INFORMAÇÕES TERÃO COMO ORIGEM OS DADOS DO CDA (COMPOSIÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DE APLICAÇÕES) ENCAMINHADOS MENSALMENTE PELOS ADMINISTRADORES PARA A CVM.
EM ANEXO, ENCAMINHAMOS O LAYOUT DO ARQUIVO QUE DEVERÁ SER UTILIZADO PELOS GESTORES MENSALMENTE NO ANBIMA INPUT ONDE DEVERÃO SER DETALHADOS OS ATIVOS CONSTANTES NAS CARTEIRAS DOS FUNDOS OFFSHORE CITADOS NO PARÁGRAFO ANTERIOR.
CONSIDERANDO QUE O INPUT INICIAL DOS DADOS NA PLATAFORMA ANBIMA SE DARÁ COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO CDA, REFORÇAMOS AOS ADMINISTRADORES A IMPORTÂNCIA DE AS INFORMAÇÕES REFERENTES AOS INVESTIMENTOS NO EXTERIOR REFLETIREM A CORRETA ALOCAÇÃO FEITA PELOS FUNDOS LOCAIS NESSE TIPO DE ATIVO.
PARA ALOCAÇÕES FEITAS EM FUNDOS OFFSHORE, REITERAMOS QUE, CONFORME INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO (CDA BLOCO 7 – INV. EXTERIOR) OS CAMPOS ABAIXO DEVERÃO SER PREENCHIDOS DA SEGUINTE MANEIRA:
TIPO DE ATIVO: DEVE SER PREENCHIDO COMO FUNDOS OFFSHORE
EMISSOR: DEVE SER PREENCHIDO COM O NOME OU DENOMINAÇÃO SOCIAL DO FUNDO OFFSHORE (EMISSOR).
INVESTIMENTO COLETIVO GESTOR: DEVE SER PREENCHIDO COMO S QUANDO O GESTOR DO FUNDO LOCAL POSSUIR INFLUÊNCIA, DIRETA OU INDIRETA NO FUNDO OFFSHORE E N QUANDO NÃO HOUVER INFLUÊNCIA DIRETA OU INDIRETA.
COMO PRIMEIRA FASE DO PROJETO PILOTO, INICIAREMOS UM TRABALHO DE COMUNICAÇÃO DIRETA COM OS GESTORES A FIM DE QUE AVALIEM OS DADOS QUE ESTÃO SENDO COMPARTILHADOS PELO ADMINISTRADOR POR MEIO DO CDA MENSAL (BLOCO DE INVESTIMENTO NO EXTERIOR) E, EM BREVE, A PLATAFORMA ANBIMA INPUT ESTARÁ DISPONÍVEL PARA TESTES, DE FORMA VOLUNTÁRIA, PELOS GESTORES.
QUALQUER DÚVIDA, FICAMOS À DISPOSIÇÃO NO E-MAIL DADOSINVESTIMENTONOEXTERIOR@ANBIMA.COM.BR.
ATENCIOSAMENTE,
ANBIMA
2023000026_LAYOUT INV. EXTERIOR.XLSX29/08/2023