Nova plataforma entra em operação em abril para otimizar envio de dados de fundos
Nova plataforma entra em operação em abril para otimizar envio de dados de fundos
Para facilitar e otimizar o envio de dados com as mudanças decorrentes da Resolução CVM 175, estamos desenvolvendo uma plataforma, em parceria com a RTM, para substituir o Site Fundos (https://fundos.anbima.com.br). A partir de abril de 2024, o reporte de dados de registro, alteração, encerramento, patrimônio líquido e cota dos fundos de investimento será feito por esse sistema.
Instituições que seguem o Código de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros poderão enviar as informações via tela, arquivo (para PL e cota) e via integração (API).
Envio via tela
Os usuários terão uma experiência mais fluida, com regras de preenchimento de campos bem definidas para otimizar a inserção dos dados.
Envio via upload de arquivo
Será possível consolidar todos os envios de PL e cota dos fundos do mesmo administrador em um único documento que será encaminhado via plataforma com o layout disponibilizado neste link:
Envio via integração (API)
Outra opção para o envio de dados em lote. A documentação da API de PL e Cota já está disponível no site https://anbi.ma/pCLVMD e, em breve, também estará a de registro, alteração cadastral e encerramentos de fundos.
Vale ressaltar que essas mudanças entram em vigor em abril e as documentações disponibilizadas ainda podem ter alterações. Até lá, o envio de dados permanece via APIs atuais e pelo Site Fundos.
Daqui para frente, vamos ter comunicados periódicos informando as atualizações sobre cada etapa do desenvolvimento da nova plataforma, sempre com canal aberto com a nossa área de TI. As dúvidas podem ser enviadas para fundos175@anbima.com.br.
ANBIMA Feed
Assim como o envio, a disponibilização dos dados também será impactada pela Resolução 175 e, por isso, o ANBIMA Feed terá ajustes. Os contratos de integração foram atualizados e já estão disponíveis no site Developers (https://anbi.ma/iYldlF) para consulta. Também neste caso, a versão disponibilizada é uma prévia da documentação e poderá ter alterações até abril de 2024.
06/11/2023