Novas regras permitem classificação de clientes sem suitability completo
Novas regras permitem classificação de clientes sem suitability completo
Prezado(a) associado(a),
Publicamos hoje as novas regras para distribuidores classificarem clientes que não passaram pelo processo de suitability (análise do perfil do investidor). Agora, eles serão categorizados automaticamente como conservadores.
Apesar da classificação, será obrigatório que o cliente tenha conta ativa, com cadastro de dados pessoais completo e atualizado na instituição, e nunca tenha investido em uma carteira de produtos de investimento que não seja conservadora.
Uma vez classificados como conservadores, se aplicam a esses clientes todas as regras que já existem para esse perfil de investidor, incluindo as normas referentes à PLD/FPT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Proliferação de Armas de Destruição em Massa).
O que muda?
As instituições devem comunicar ao cliente quando a classificação automática ocorrer, antes de realizar a oferta de produtos, compartilhando também orientações de acesso ao questionário de API para que possa efetuar o procedimento completo de identificação de seu perfil de investidor, caso queira trocar sua classificação.
Os distribuidores poderão indicar investimentos de baixo risco. No caso dos COEs (Certificado de Operações Estruturadas), a classificação foi ajustada e passou a considerar mais fatores de risco, como os cenários de precificação desses ativos.
As novidades estão em nossas Regras e Procedimentos de Distribuição e em linha com as novas orientações da CVM. Confira em anbi.ma/2g4som
Atenciosamente,
Zeca Doherty
Diretor-executivo da ANBIMA