Interagimos com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, que têm objetivos ligados à nossa missão de fortalecer o mercado de capitais.
Confira nosso mapa de relacionamentos institucionais:
Somos associados à CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), que defende os interesses das instituições financeiras no plano nacional.
Aberje
Participamos dos Comitês de Relações Governamentais e de Comunicação Interna da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Nosso convênio com a entidade também dá acesso a palestras gratuitas sobre as tendências da comunicação corporativa.
ABNT
Participamos das reuniões mensais da Comissão Brasileira de Estudo Especial de Serviços Financeiros (ABNT/CEE-112) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Abrapp
Mantemos uma estreita troca de informações e desenvolvemos projetos conjuntos com a Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), visando aprimorar a regulação para os investidores.
Abrasca
Participamos do grupo de trabalho sobre produtos híbridos da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas).
ABVCAP
A gestão do Código de Autorregulação para FIP e FIEE, que estabelece as melhores práticas para os participantes deste mercado, é feita em parceria com a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital). Supervisionamos as instituições aderentes ao código, enquanto a ABVCAP consolida a base de dados desses fundos.
Ancord
As áreas de supervisão da ANBIMA e da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) reúnem-se periodicamente para troca de informações.
Apimec
Participamos do Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).
Febraban
Mantemos um diálogo sobre temas e eventos da agenda comum, incluindo a nossa participação na Câmara Intrassetorial de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e no Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), evento promovido pela entidade.
AEF-Brasil
Somos mantenedores da AEF-Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil), que realiza as ações propostas pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira) com o objetivo de incentivar programas de educação financeira no país.
Saiba mais sobre a AEF-Brasil »
Iepe/CDG
O Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais, na categoria "projetos de mestrado e de doutorado", é uma parceria nossa com o Iepe/CdG (Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças).
Comitê Consultivo de Educação da CVM
Participação nas iniciativas do grupo com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para promover melhores padrões de educação financeira da população.
Saiba mais sobre o Comitê Consultivo de Educação »
Comitê de Entidades Certificadoras
Coordenamos o grupo de entidades certificadoras do mercado de capitais para discutir e trocar experiências.
Conef
Somos membros do grupo responsável pela direção, supervisão e fomento da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Participamos da Semana Nacional de Educação Financeira com iniciativas voltadas à disseminação do tema.
FPSB
Somos membros do Financial Planning Standards Board, organismo que reúne as instituições detentoras do direito de conceder a certificação CFP (Certified Financial Planner) no Brasil.
Planejar
Somos a entidade associada sênior do Planejar, cuja missão é promover entre seus associados a CFP (Certified Financial Planner) e difundir o reconhecimento e a credibilidade da marca no Brasil.
OCDE-INFE
Participamos dos debates e de grupos de discussão do OCDE-INFE, rede internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que conta com programas e iniciativas de educação financeira.
Saiba mais sobre o OCDE-INFE »
PUC/Rio e CVM
Em parceria com a PUC/Rio, oferecemos bolsas de estudos para os alunos que estagiam na CVM, com o objetivo de incentivar a formação de profissionais que atuarão no mercado.
Cosra
Participamos do fórum para a cooperação e comunicação dos reguladores para o desenvolvimento regulatório do mercado de capitais das Américas e do Caribe. O Cosra (Conselho dos Reguladores de Valores Mobiliários das Américas) reúne-se anualmente e mantém forças-tarefa para tratar de assuntos específicos.
Fiafin
Participamos da entidade que reúne representantes da indústria de fundos dos principais países da América Latina, além de Espanha e Portugal (Federação Iberoamericana de Fundos de Investimento).
ICMA
Somos membros da Associação Internacional de Mercado de Capitais.
Ifie
Integramos a diretoria do Fórum Internacional de Educação de Investidores.
Ifie America
Presidimos a Divisão Americana do Ifie (Fórum Internacional de Educação de Investidores), que tem o objetivo de fortalecer, compartilhar e impulsionar os esforços de educação de investidores no continente.
Saiba mais sobre a Divisão Americana do Ifie »
IIFA Somos membros da Associação Internacional de Fundos de Investimento, que congrega instituições do mundo todo para promover o desenvolvimento da indústria de fundos e a proteção aos investidores.
Iosco
Participamos do Comitê Consultivo de Organismos de Autorregulação da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores), entidade reconhecida por estabelecer padrões globais para o setor.
Kofia
Temos um acordo de cooperação com a entidade autorreguladora do mercado de capitais da Coreia do Sul para tratar de iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos mercados de capitais da Ásia e da América Latina.
SMPG
Representamos o mercado de capitais brasileiro no SMPG (Grupo de Padronização de Práticas de Mercado), organismo multilateral que tem por objetivo aperfeiçoar as práticas da indústria.
Banco Central
Promovemos ações conjuntas com o Banco Central a fim de debater e sugerir formas de fortalecer os mercados. Por meio de convênio, somos responsáveis pela operacionalização do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia).
Saiba mais sobre o Banco Central »
BNDES
Trabalhamos em conjunto com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no desenvolvimento de instrumentos que contribuam para o fortalecimento do mercado de capitais, em especial em seu papel de direcionar a poupança privada para o financiamento de longo prazo da economia brasileira.
CVM
Temos dois convênios com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários): um no qual analisamos antecipadamente os pedidos de registro de ofertas públicas e outro para aplicação de penalidades e celebração de termos de compromisso. Fazemos parte do Comitê Consultivo de Educação da entidade e mantemos uma interlocução constante para alinhamento nos assuntos regulatórios.
Ministério da Fazenda
Mantemos um diálogo constante com o Ministério da Fazenda com o objetivo de conduzir nossa pauta institucional e apresentar nossa agenda de propostas para o fortalecimento do mercado de capitais.
Saiba mais sobre o Ministério da Fazenda »
Previc
Temos um convênio de cooperação com a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), por meio do qual participamos de reuniões para discutir nossa agenda comum.
Receita Federal
Mantemos diálogos periódicos visando à melhoria das regras tributárias e à consolidação de entendimentos sobre as normas vigentes, de forma a garantir segurança jurídica das operações realizadas pelo mercado.
Saiba mais sobre a Receita Federal »
Susep
Participamos das reuniões da Comissão de Investimento da Susep (Superintendência de Seguros Privados) com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das normas que regem as entidades abertas de previdência complementar.
Tesouro Nacional
Temos um convênio com a STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para coleta de informações diárias sobre negociações com títulos públicos federais.
B3
Somos membros das câmaras consultivas do Novo Mercado, de Listagem da Bolsa, do Mercado Imobiliário, de Estatais e participamos do Cise, órgão máximo de governança do ISE e do GT de Renda Fixa. Também temos uma parceria para recebimento de informações do Sistema REUNE. Além disso, representantes da B3 participam de comitês e subcomitês para discussão de pleitos e sugestões de ajustes operacionais para desenvolvimento dos nossos mercados.
CAF
Participamos do Conselho de Administração e Supervisão da Associação dos Apoiadores do CAF (Comitê de Aquisições e Fusões), painel de julgamento privado que atua na autorregulação do mercado de capitais em operações como incorporações, fusões, cisões seguidas de incorporação etc.
CIP
Participamos de reuniões periódicas com a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) para tratar de interesses comuns e avaliar eventuais impactos dos serviços da CIP sobre os negócios de nossos associados.
Cise Somos um dos membros do Cise (Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial), o órgão máximo de governança do ISE da BM&FBovespa.
Codim
Integramos o grupo responsável pela elaboração e divulgação de pronunciamentos de orientação ao mercado do Codim (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado). O objetivo é criar parâmetros para a divulgação de informações das companhias abertas.
Conselhinho
Participamos do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, com direito à indicação do representante do mercado de capitais.
Galgo
Participamos do comitê executivo que supervisiona o funcionamento do Sistema Galgo, uma solução desenvolvida com o objetivo de padronizar e centralizar a transferência de informações dos fundos de investimento e carteiras administradas.
Saiba mais sobre o Sistema Galgo »
GT Interagentes
Junto com mais dez entidades, integramos o fórum que coordena o debate e a elaboração de uma agenda que colabore para o aumento da competitividade da economia brasileira.
Ibracon
Debatemos em conjunto com o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) diversos assuntos contábeis relevantes para os nossos associados.
ISO/TC 68
Coordenamos a Comissão Brasileira de Estudo Especial de Serviços Financeiros ¬– ABNT/CEE-112, braço brasileiro no Comitê ISO/TC 68. O organismo é responsável pela padronização internacional no segmento de serviços financeiros.