Código Global de Câmbio é lançado nesta quinta-feira
No Brasil, o documento vem sendo acompanhado pelo Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do BrasilNesta quinta-feira, dia 25, foi lançado o Código Global de Câmbio (FX Code) em Londres. O documento é um trabalho do BIS (Banco de Compensações Internacionais), que inclui vários bancos centrais, como o brasileiro, em parceria com agentes privados do mercado de câmbio. O código reúne boas práticas que devem ser observadas pelos integrantes do mercado de câmbio em diversas jurisdições.
No Brasil, o código vem sendo acompanhado pelo Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do Brasil (CCMCB). O grupo foi criado pelo Banco Central e tem entre os principais objetivos disseminar as boas práticas no mercado local. Entre os integrantes do comitê estão entidades representativas do Sistema Financeiro, bancos e empresas privadas, além do Banco Central, que preside o comitê.
Leia o Código Global de Câmbio
Conheça a página do Comitê de Câmbio do Brasil
Veja a ata da primeira reunião do grupo
O fórum não tem caráter deliberativo e foi criado para discutir questões conjunturais e estruturais relativas a esse mercado, além da adesão pelos participantes locais aos padrões internacionais de melhores práticas nas operações de câmbio. Além disto, será um canal de interação com fóruns internacionais, apoiando os interesses do Brasil na estrutura de governança do código.
O grupo conta, inicialmente, com 25 especialistas com experiência na área de câmbio representando instituições integrantes desse mercado, entre 13 dealers de câmbio, duas corretoras, quatro gestores de fundos de investimento, três empresas de outros segmentos (Ambev, Petrobas e Vale), além do BNDES, da B3, da Febraban e da ANBIMA. Somos representados pela nossa superintendente de Representação Institucional, Patrícia Herculano. A primeira reunião aconteceu no dia 5 de maio.
O Banco Central ocupa cinco cadeiras efetivas no comitê, entre elas a de presidente, e exerce o secretariado. O comitê tem uma página no site do Banco Central, na qual podem ser consultadas mais informações sobre o fórum, como o detalhamento dos integrantes, o estatuto e a ata da primeira reunião do grupo.