IGP-M – Índice Geral de Preços de Mercado
No dia da divulgação das prévias e do resultado final do IGP-M, a Gerência Técnica da ANBIMA coleta as projeções deste índice para dois meses junto às instituições participantes da Comissão. No caso das prévias, as projeções são para a variação do IGP-M do mês corrente e do mês posterior. No caso da divulgação do índice fechado para o mês, as projeções são para o IGP-M do mês seguinte e do mês imediatamente posterior.
Os cálculos são realizados a partir de informações de pelo menos 50% da amostra. São excluídas do cálculo as informações cujo desvio em relação à média se afasta em mais de duas vezes o desvio padrão. A média aritmética das informações resultantes é a projeção para a variação do índice, divulgada com duas casas decimais, por volta das 17h30min.
A divulgação é feita por uma lista de distribuição que contém o e-mail dos usuários da informação e pelo site da Associação.
IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo
O procedimento para a apuração das projeções do IPCA é muito semelhante ao adotado para o IGP-M. A principal diferença é a de que a coleta é feita apenas duas vezes ao mês: no dia da divulgação do IPCA fechado e do IPCA-15. Em ambos os casos, a projeção solicitada é para o mês corrente e o mês imediatamente posterior. O horário de divulgação é em torno das 17h30min, sendo utilizados os mesmos meios de divulgação do IGP-M.
Indisponibilidade das Projeções
Para as situações de força maior, em que não seja possível apurar-se a projeção para qualquer dos índices, a Gerência Técnica repetirá a última estimativa disponível para o mês corrente, até que uma nova projeção se faça possível. Quando a impossibilidade ocorrer após a divulgação dos índices fechados para o mês, ou seja, nos casos em que mudar o mês de referência da projeção, a Gerência Técnica repetirá a última taxa oficial disponível, divulgada pelas entidades que calculam os índices de preços, até que uma nova projeção também se faça possível.