Raio X do investidor: cafezinho no banco é a forma preferida dos clientes se informarem
A pesquisa Raio X do Investidor mostrou que, mesmo com o boom de meios de comunicação como canais no YouTube e podcasts, a forma preferida para 41% dos brasileiros na hora de se informar sobre investimento é presencialmente com o gerente do banco. As pessoas mais velhas privilegiam esse contato: 42% dos que preferem um cafezinho no banco têm entre 45 e 59 anos e 47% são sexagenários.
Saiba +: Menos da metade dos brasileiros têm dinheiro aplicado em produtos financeiros
A indicação de amigos e parentes também é relevante para 33% das pessoas, especialmente os mais jovens. O resultado é reflexo de um comportamento típico dos millennials: a força e a autoridade das instituições têm menor valor para esse público, em comparação a recomendações e opiniões compartilhadas por seus contatos. Em terceiro lugar estão os sites de notícias com 29% e preferência entre as pessoas de 25 e 34 anos.
+: Confira a página especial sobre a pesquisa e baixe o relatório completo
Outros meios aparecem de forma mais pulverizada: 17% se informam em consultorias de investimento; 11% por meio de aplicativos de corretoras; 9% em blogs e fóruns de investimento e 3% pelos meios de comunicação tradicionais como rádio, TV e jornal. Cinco por cento dos entrevistados afirmaram não buscar informações.