Ética e regulação/conduta: mudança na governança do conselho de ética
Entenda as iniciativas do plano de ação 2019 para o assuntoO ano de 2018 trouxe uma grande mudança na autorregulação: o foco das regras saiu dos produtos e se voltou às atividades e conduta dos profissionais do mercado. Para contribuir com esse novo olhar, um dos nossos focos de atuação em 2019 será reestruturar e fortalecer o Conselho de Ética. O tema faz parte do plano de ação de 2019, que norteia as atividades para o ano. Nele, foram definidos cinco temas que concentrarão nossos esforços: mercado de capitais; poupança de longo prazo; ética e regulação – divididos em agenda de desenvolvimento do mercado e conduta; inovação; e tributação. Os assuntos são os mesmos do ano passado e incluem iniciativas específicas para orientar os trabalhos.
+ Entenda como foi elaborado o plano de ação 2019
As questões éticas e de conduta não são assuntos apenas do mercado de capitais. Episódios como a operação Lava Jato trouxeram à tona a importância de debater o tema.
Para fortalecer as exigências para o cumprimento de princípios éticos pelas instituições, será proposto um novo Código de Ética e reestruturado o Conselho. A mudança terá por objetivo dar mais autonomia ao conselho, incluindo a palavra final nos processos de entrada, permanência e saída de associados, que hoje cabe à Diretoria. O foco de atuação também abrangerá a qualificação dos profissionais que trabalham na administração de recursos de terceiros. O objetivo será mapear o que acontece no mercado para propor aprimoramentos na qualificação, sempre levando em conta o que faz sentido na atual estrutura das instituições.

Confira as iniciativas de cada foco de atuação abaixo:
» Mercado de capitais: melhorias nos processos de emissão de ofertas públicas
» Poupança de longo prazo: harmonização das regras e estudo de novos produtos
» Ética e regulação/agenda de desenvolvimento do mercado: redução dos custos de observância
» Inovação: debate de novas tecnologias e ações compartilhada